Dissertação

{en_GB=Assessing the Voucher Strategy’s Impact on Surgery Waiting Lists – A network/regional context} {} EVALUATED

{pt=O Serviço Nacional de Saúde tem registado longas listas e tempos de espera para cirurgia electiva nas últimas décadas. Sendo um sistema de acesso universal, a procura destes serviços é extremamente elevada e a oferta não é suficiente para a satisfazer, resultando em crescentes listas de espera. Em 2004, foi criado um sistema de vales para transferências inter-hospitalares de pacientes para melhorar a gestão das listas de espera. Este sistema prevê a possibilidade de os pacientes quase a atingir um tempo de espera máximo estipulado, escolherem um hospital com um menor tempo de espera. Esta escolha é feita a partir de uma lista de hospitais que pode incluir hospitais públicos ou privados. O problema das listas de espera está presente em vários sistemas de saúde públicos. Desta forma, várias estratégias foram desenvolvidas internacionalmente para este problema. Assim, os objectivos desta dissertação são compreender melhor os tipos de estratégias de gestão de listas de espera existentes, os seus efeitos e implicações, e as estratégias utilizadas no serviço de saúde português e os seus pontos de melhoria. Para tal, é desenvolvida uma revisão sistemática da literatura a nível internacional e um estudo detalhado do caso nacional. As conclusões sugerem a necessidade de melhor entender as razões para recusas de transferência pelos pacientes, como possíveis desigualdades socioeconómicas e fornecer melhor informação para apoiar a sua decisão. Aumentar a capacidade nos hospitais públicos, os incentivos para cumprimento dos tempos máximos garantidos, e estudar melhor a validação do sistema de prioridade utilizado são também necessárias. , en=The Portuguese National Health Service has suffered from long waiting lists and times for elective surgery in the past decades. Being a universal access system, the demand for these services is extremely high and hospitals’ supply is not sufficient to meet the demand, resulting in growing waiting lists. In 2004, a system of vouchers for inter-hospital patient transfers was created to improve the management of waiting lists. This system envisages the possibility for patients who are close to reaching a stipulated maximum waiting time to choose an alternative hospital with a lower waiting time. This choice is made from a list of hospitals attached to the voucher, which may include public or private hospitals. The problem of long waiting lists is present in several publicly funded health systems. As such, different strategies or policies have been developed internationally to tackle this problem. The objectives of this dissertation are to develop a robust understanding of the types of waiting list management strategies existent, their effects and implications, and of the strategies used in the Portuguese health service and their points for improvement. For that, a systematic literature review of international evidence and a detailed national case study are developed. The conclusions suggest a need to understand current reasons for patients’ high rate of transfer refusals, such as possible socioeconomical inequities or lacking information to support their decision. Increasing capacity in public hospitals, incentives to comply with waiting time guarantees and better studying the validation of prioritisation guidelines used are also necessary. }
{pt=Gestão de listas de espera, Cirurgia programada, Políticas de saúde, Sistema de vales, Tempos máximos de resposta garantidos, en=Waiting list management, Elective surgery, Health policy, Voucher system, Maximum waiting time guarantees}

outubro 4, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Rebelo dos Santos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado