Dissertação

{en_GB=Major Structural Modifications on a Boeing 777-200LR Fuselage} {} CONFIRMED

{pt=A evolução exponencial da indústria aeronáutica no último século veio trazer novas oportunidades de mercado, como por exemplo as modificações nas aeronaves. Quer se trate de uma reparação ou alteração, estas modificações devem ser certificadas, pela empresa que as realiza ou, caso não tenham privilégio para tal, por uma agência reguladora como a European Union Aviation Safety Agency (EASA) ou a Federal Aviation Administration (FAA), por meio do uso de um Supplemental Type Certificate (STC). Esta tese retrata duas major modifications : i) uma antena Ka-band, que permite um acesso sem fios à internet e ii) uma câmara quad utilizada para entretenimento dos passageiros, permitindo a visualização do exterior da aeronave. Em ambas foi feita uma definição cuidadosa e detalhada do local de instalação no avião, por ser considerada uma das chaves para o sucesso do design. Todas as componentes estruturais são produzidas pela Jet Aviation, para ambas as instalações, embora na integração da antena de Ka-band haja a orientação adicional do standard de indústria Aeronautical Radio Incorporated (ARINC) 791. Três variações de design na câmara quad são estudadas através do método dos elementos finitos, a fim de obter uma redução de peso e custo da instalação, mantendo a integridade estrutural. Finalmente são apresentados os documentos necessários para realizar a candidatura ao STC. , en=The exponential evolution in the aeronautic industry in the last century opened the market for new business opportunities such as aircraft modifications. Whether it is a repair or an alteration, these modifications must be certified, by the company that is doing them or, in case they do not have the privileges to do so, by a regulatory agency such as the European Union Aviation Safety Agency (EASA) or the Federal Aviation Administration (FAA), through the use of a Supplemental Type Certificate (STC). In this thesis, two major modifications are presented : i) a Ka-band antenna, used for wireless internet access and ii) a quad camera used for passenger entertainment. For both cases, a careful and detailed aircraft environment definition, at the installation area, is done, since it is considered to be one of the keys for design success. All structural provisions are produced by Jet Aviation, in-house, for both installations, although for the Ka-band antenna integration there is the additional guidance from the industry standard Aeronautical Radio Incorporated (ARINC) 791. Three quad camera design variations are studied by using the finite element method (FEM), in order to achieve a weight and cost reduction, while maintaining the structural integrity. Finally the important documents needed in order to apply for the STC are presented. }
{pt=Modificações estruturais, Antena Ka-band, Câmara quad, Design estrutural, Análise estática, Certificação de modificações, en=Aircraft modifications, Ka-band antenna, Quad camera, Structural design, Static analysis, Modification certification}

Janeiro 13, 2021, 18:30

Orientação

ORIENTADOR

Tomás Nogueira Ferreira

Jet Aviation

Especialista

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Full Professor