Dissertação

{pt_PT=Development of a Standard Part System for Tie Rod Assemblies} {} APPROVED

{pt=Com um aumento de voos por parte de aeronaves privadas, o negócio de design de interiores para aeronaves aumentou. Com o apoio da Jet Aviation, empresa que executa e certifica este tipo de projectos, o trabalho desenvolvido tenciona, numa primeira instância, desenvolver um conjunto completo de partes para tie rods que possam ser montadas em diferentes configurações. Estas tie rods ligam a mobília desenvolvida à fuselagem, criando caminhos de forças para a estrutura da aeronave. Estas ligações são por isso usadas pela Jet Aviation na maioria dos seus projectos. Os passos principais deste trabalho focam-se no projecto destas partes com as devidas restrições dimensionais, na apresentação de cálculos teóricos e computacionais para obtenção de forças admissíveis, e na demonstração de resultados experimentais. De facto, o principal foco desta dissertação foi desenvolver valores de carga admissível em tensão para as diferentes partes, bem como valores em compressão para tubos. Consequentemente, as cargas admissíveis podem ser aplicadas a cada configuração possível. Assim, os resultados analíticos são verificados recorrendo a uma análise de elementos finitos. Estas forças admissíveis são posteriormente usadas no desenvolvimento de margens de segurança em projectos que façam uso destas configurações., en=With a surge in private jet aircraft flights, the business of aircraft interior design completion projects has increased. Supported by Jet Aviation, a company that performs and certifies these designs, the work developed aims to, in a first instance, develop a complete set of tie rod parts that can be mixed to form several assemblies. These tie rods connect the furniture designed to the fuselage, creating load paths to the aircraft structure. They are then used by Jet Aviation on a wide range of completion projects. The main steps covered on this work are the design constraints on the development of new tie rod segments, the analytical and computational calculations performed to obtain allowable loads and the experimental test executed on a tie rod sample. In fact, the main focus of this dissertation is to develop tensile allowable loads for the different parts, as well as compression allowable loads for the tubes. Consequently, the loads derived can be applied to reach a possible tie rod assembly allowable load. As such, analytical calculations are performed, which will be verified by finite element method computations. These allowable loads can be later employed to define margins of safety on projects which make use of them.}
{pt=Design de interiores de aeronaves, Projecto mecânico, Análise linear estática, Tie rods, Cargas admissíveis, en=Aircraft completion projects, Mechanical design, Static linear analysis, Tie rods, Allowable loads}

Janeiro 13, 2021, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

Romain Henot

Jet Aviation AG Basel

Especialista

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático