Dissertação

{en_GB=Calculation and replication of several In Flight Performance scenarios from the Quick Reference Handbook Development of a Computational Methodology} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos tempos, as tecnologias de informação têm assumido um papel fundamental na evolução das operações na aviação comercial. Os constantes avanços tecnológicos e o consequente aumento do poder de computação dos dispositivos permitem a digitalização de processos e publicações até então baseados em papel. Os pilotos têm ao seu dispor uma ferramenta informática denominada Programa de Gestão Eletrónica de Dados (EFB). Este dispositivo permite efetuar cálculos complexos de desempenho em tempo real e consultar diversa documentação relacionada com a operação das aeronaves. A introdução do EFB nos “cockpits” tem permitido aumentar a segurança e eficiência das companhias aéreas. Este trabalho toma como ponto de partida o Manual de Referência Rápida (QRH), um manual que contém dados de desempenho de aeronaves referentes a diversos cenários de voo. Este projeto foi motivado pela intenção da Airbus de remover alguns desses cenários da versão impressa do QRH. O objetivo deste trabalho consiste na replicação desses cenários em formato digital, para a frota atual da TAP. Esta tese acompanha o processo de replicação para um tipo específico de aeronave, o Airbus A320neo. É dado especial enfoque aos métodos usados na obtenção de dados para os cenários a replicar, e na sua inclusão numa estrutura de base de dados. De seguida, os resultados obtidos são aplicados a dois casos concretos e comparados com os valores correspondentes que constam no QRH, discutindo-se as eventuais diferenças. Por fim, são avaliados os possíveis desenvolvimentos futuros para a solução apresentada, nomeadamente a sua inclusão no EFB da TAP., en=In recent times, information technology has assumed a key role in the transformation of airlines’ operations. Constant technological advances and the consequent increase of the devices’ computing power allow for the digital transformation of paper-based processes and publications. Pilots have at their disposal a computer tool called Electronic Flight Bag (EFB). This device allows them to perform complex performance calculations in real-time and consult various aircraft operations-related publications. The introduction of EFBs into the cockpits has increased the operational safety and efficiency of airlines. This work’s foundation is the Quick Reference Handbook (QRH), a printed manual that contains aircraft performance data regarding various flight scenarios. This project was motivated by Airbus' planned removal of some of these scenarios from the printed version of the QRH. The objective of this work is the replication of said scenarios in digital format, for TAP's current fleet. This thesis covers the entire replication process for a specific type of aircraft, the Airbus A320neo. Special focus is placed on the data retrieval methods for the various scenarios to be replicated, and their subsequent inclusion into a database structure. The obtained results are then applied to two specific cases and compared with the corresponding values in the QRH. Eventual discrepancies between the two data sets are then discussed. Finally, the prospective developments for the presented solution are evaluated, namely its inclusion into TAP’s EFB.}
{pt=Desempenho de Aeronaves, Manual de Referência Rápida, Programa de Gestão Eletrónica de Dados, "Airbus Performance Engineer's Programs", en=Aircraft Performance, Quick Reference Handbook, Electronic Flight Bag, Airbus Performance Engineer's Programs}

janeiro 19, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Fernando da Costa Figueiredo

TAP Air Portugal

Diretor de Inovação e Suporte Técnico

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado