Dissertação
{pt_PT=Temporal Analysis of AFDX Networks} {} EVALUATED
{pt=Os recentes avanços no ramo das comunicações entre sistemas industriais levaram, no domı́nio das redes aviónicas, à introdução do prococolo Avionics Full-Duplex Switched Ethernet (AFDX). A redes AFDX fazem hoje parte do sistema de comunicação das aeronaves comerciais mais modernas. Para efeitos de certificação, latências máximas das mensagens transmitidas através de redes AFDX devem ser calculadas ou limitadas de forma pessimista. Estes cálculos apresentam desafios consideráveis, e o desenvolvimento de métodos para a computação e estimação de latências é um ramo de investigação em aberto. Nesta tese, os métodos existentes de cálculo de atrasos máximos ponta-a-ponta em redes AFDX irão ser comparados. Os métodos mais capazes serão identificados e posteriormente implementados. A ferramenta de computação desenvolvida será posteriormente incluida no software de análise de redes AFDX em desenvolvimento pela GMV., en=The recent advances in industrial systems’ communications have led, in the avionics domain, to the introduction of Avionics Full-Duplex Switched Ethernet (AFDX). These data networks are today present in the most modern civilian aircraft. For certification purposes, upper bounds on the end-to-end delays of messages transmitted over AFDX networks must be guaranteed. The calculation of these bounds presents considerable challenges, and the development of methods for the computation of tight end-to-end delay upper bounds in switched networks is an open research field. In this thesis, the methods for AFDX worst-case delay calculation will be compared. The most capable ones will be selected and posteriorly implemented. The developed computation tool will later be added to GMV’s proprietary AFDX analysis software.}
Novembro 29, 2018, 15:30
Orientação
ORIENTADOR
Agostinho Rui Alves da Fonseca
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR