Dissertação

{pt_PT=Análise da influência da temperatura e da humidade na secagem de massas vedantes utilizadas na indústria aeronáutica} {} EVALUATED

{pt=Num mercado em crescendo competitivo, a procura contínua da eficiência produtiva tornou-se no principal objetivo de qualquer ciclo de produção na indústria aeronáutica. A otimização dos processos de fabricação e a redução dos tempos de entrega são imperativos para que seja possível o aumento tanto do retorno financeiro como do volume de negócios. Este trabalho resulta da colaboração entre o Instituto Superior Técnico e a OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, tendo como objetivo primordial a redução do tempo do ciclo de produção das asas de um certo tipo de aeronave. A fase do revestimento dos tanques de combustível constitui a etapa mais crítica (morosa) do ciclo produtivo das asas, não só pela minuciosidade do processo de aplicação de massas vedantes, mas sobretudo devido aos tempos de cura das massas vedantes. Através de ensaios laboratoriais realizados no Instituto Superior Técnico, foi avaliada a influência das condições de temperatura e humidade no comportamento das massas vedantes utilizadas na montagem das asas. Para além disso, foram acompanhados os trabalhos na linha de produção, realizando testes em provetes de simulação. Foi possível concluir que um aumento de temperatura e/ou humidade acelera a reação de cura das massas vedantes, reduzindo os respetivos tempos de cura. Para reduzir a dependência das condições ambientais, foram testados equipamentos que permitem acelerar a reação de cura das massas vedantes. No final, provou-se que os tempos de espera entre aplicações de massa vedante podem ser significativamente reduzidos, diminuindo assim o tempo de ciclo produtivo., en=In a growing competitive market, the continuous search for production efficiency became the main goal of any production cycle in the aeronautics industry. The optimization of manufacturing processes and the reduction of delivery times are imperative to increase both market share and turnover. This work results from the cooperation between Instituto Superior Técnico and OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, with the primary goal of reducing the manufacturing time of a certain aircraft wings. The primary structure of the wings is wet assembled, involving sealant application between faying surfaces and fillet and overcoat sealant along the overlapping joints for sealing the integral fuel tanks. This is the most time consuming step of the wings' production cycle, not only because of the thoroughness of the sealant application process, but mainly due to sealants' curing times. Laboratory tests were performed at Instituto Superior Técnico facilities in order to evaluate the influence of temperature and humidity conditions on the behavior of the sealants used in the wings' assembly process. In addition, the assembly operations on the assembly line of the wings were monitored and tests were carried out using structural specimens. It was concluded that an increase of temperature and/or humidity accelerates the curing reaction of sealants, reducing the respective curing times. Equipments that accelerate the cure reaction of sealants were tested in order to reduce the dependence on environmental conditions. In the end, it was proved that waiting times between sealant applications can be significantly reduced, decreasing the wings' manufacturing time.}
{pt=cura, massa vedante, montagem húmida, secagem ao toque, tanques de combustível, tempo de montagem, en=assembly time, cure, integral fuel tanks, sealant, tack-free, wet assembly}

Novembro 30, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Szolnoky Ramos Pinto Cunha

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Luís Filipe Galrão dos Reis

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado