Dissertação

{pt_PT=Brazilian ethanol for transport - Life cycle inventories and guidelines} {} EVALUATED

{pt=Os biocombustíveis contribuem para a independência do sector dos transportes da energia fóssil e dos seus impactos a nível ambiental, energético e económico. O Brasil foi um país pioneiro que conseguiu implementar um biocombustível no sector dos transportes: o bioetanol produzido a partir de cana-de-açúcar. A sua frota rodoviária sofreu investimentos, e a tecnologia flex-fuel teve grande importância, porque permite usar um combustível composto por 100% gasolina, 100% etanol, ou uma mistura de ambos. Esta tese tem o objectivo de analisar o ciclo de vida ”Well-to-Gate” do etanol no Brasil, e responder às questões: Que processos existem na produção de etanol? Quanta energia é requerida e poluentes são emitidos nessa fase? Vários estudos de ciclo de vida foram comparados baseados nos mesmos critérios e unidade funcional, tendo em conta três níveis relativamente `a fronteira do sistema: (Nível 1 considera operações directas, Nível 2 considera operações envolvidas na produção dos recursos do Nível 1 e o Nível 3 considera as operações envolvidas na construção de infraestruturas e equipamento). Foram identificados os processos de producão que influenciam a eficiência, consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Guias para futuros estudos de ciclo de vida são apresentados. Sobre os estudos analisados, verificou-se que o consumo de energia fóssil variou entre 0.03-0.15 MJfossil=MJetanol, com grandes variações no Nível 1 - operações agrícolas. As emissões de GEE variaram entre 10-25 gCO2eq=MJetanol, com grandes variações também no Nível 1 e também no Nível 2, produção de químicos e lubrificantes., en=Biofuels have become increasingly important as they contribute to the independence of fossil energy in the transport sector and its consequent impacts on the environment, energy and economy. Brazil was a pioneer country that successfully managed to implement a biofuel in the transport sector: bioethanol from sugarcane. Road vehicle fleet suffered a huge investment, and the flex-fuel propulsion technology was very significant, allowing to use a fuel composed of 100% gasoline, 100% ethanol or a mixture of both. This thesis aims to analyze the life cycle ”Well-to-Gate” of sugarcane ethanol in Brazil, and answer the following questions: Which processes exist in the production of ethanol? How much energy is required and greenhouse gas (GHG) are emitted in this phase? Several life cycle studies will be compared with the same criteria and functional unit, and taking into account three levels of life cycle for the system boundary. Operations in the chain of production of 1 MJ of ethanol (FU) that consume more fossil energy and that emit more pollutants were identifyed, as well as the key factors that influence efficiency, energy consumption and greenhouse gases emissions. Finally, guidelines for the preparation of similar studies in the life cycle are presented. It was found that fossil energy consumption ranged from 0.03-0.15 MJfossil=MJethanol, with major variations in life cycle Level 1 (sugarcane agriculture operation). Moreover, GHG emissions ranged from 10-25 gCO2eq=MJethanol, with major variations also in Level 1, in sugarcane agriculture operation, and also in Level 2, in chemicals and lubricants production.}
{pt=Bioetanol, Cana-de-açúcar, Ciclo de Vida, Emissões de efeito de estufa, Energia fóssil., en=Bioethanol, Sugarcane, Life Cycle, GHG Emissions, Fossil Energy.}

janeiro 6, 2017, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carla Alexandra Monteiro da Silva

Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Filipe Pinto Ribau

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado