Dissertação

{en_GB=Calculation of in-flight cruise performance for integration in an EFB System - Development of a Computational Methodology} {} EVALUATED

{pt=As tecnologias de informação estão a revolucionar as operações da aviação comercial, dentro e fora do cockpit. Processos manuais e documentação impressa vão sendo substituídos por sistemas computadorizados, graças à crescente portabilidade e poder computacional dos dispositivos eletrónicos. Os pilotos usam dispositivos eletrónicos portáteis conhecidos como Electronic Flight Bags (EFB), que permitem uma maior eficiência e segurança operacional das aeronaves. O uso de sistemas EFB tem crescido de forma significativa nos últimos anos. O EFB maximiza o potencial de ferramentas de cálculo de desempenho e documentação importante, tornando-os acessíveis aos membros da tripulação, onde quer que estejam. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que permite que membros da tripulação calculem perfis de voo para situações de emergência, aproveitando os mais recentes dados meteorológicos. A informação meteorológica que é disponibilizada antes de um voo está sujeita a sofrer alterações. Isto implica que, à medida que ela se vai alterando, poderão surgir melhores rotas de escape para situações de emergência. Este trabalho ajuda a companhia a aproveitar essas alterações da previsão meteorológica, aumentando a segurança operacional. A aplicação permite que o utilizador calcule perfis de emergência para falhas de pressurização e/ou de motor. Comparando o perfil calculado com as altitudes mínimas de voo, o software consegue determinar se o perfil satisfaz os requisitos impostos pela legislação para o tipo de falha em causa. Integrada no EFB da TAP, esta ferramenta beneficiará a forma como as rotas de emergência são geridas, aumentando a segurança em caso de emergência., en=Information technology is slowly but surely revolutionizing commercial aviation operations, in and out of the cockpit. Manual processes and paper documentation are gradually being replaced by computerized systems, thanks to the increasing computational power and portability of electronic devices. Flight Crew members use portable electronic devices, known as Electronic Flight Bags (EFB), which unlock a higher operational safety and efficiency. The use of EFB systems by airline companies has been growing significantly in recent years. It unleashes the potential of aircraft performance tools and critical documentation by making it portable and accessible to flight crew members, without the need to carry large or heavy bags. The present work focuses on the development of a computational tool that allows flight crew members to compute emergency descent profiles in real time, taking the most recent meteorological information into consideration. Atmospheric information released before a flight is prone to change. This implies that safer emergency routes are likely to arise as atmospheric data gets updated. This work helps the airline take advantage of those atmospheric updates, and make flight operations safer. The application allows the user to compute emergency descent profiles for depressurization and engine failure scenarios. By comparing the computed profile against minimum flyable altitudes, the application can rapidly verify if the calculated flight path satisfies regulatory requirements for the targeted emergency procedure. Integrated in TAP’s EFB solution, this tool could prove to be a game changer in how escape routes are managed.}
{pt=Electronic Flight Bag, Descida de Emergência, Desempenho de Aeronaves, Falha de Motor, Despressurização, en=Electronic Flight Bag, Emergency Descent, Aircraft Performance, Engine Failure, Depressurization}

dezembro 5, 2016, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Fernando da Costa Figueiredo

TAP

Especialista

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado