Dissertação

{pt_PT=Análise de acidentes de incêndio e explosão em navios} {} EVALUATED

{pt=O objectivo desta dissertação é identificar as causas principais e os factores contributivos de acidentes de incêndio e explosão em navios. Para atingir este objectivo são analisados vinte relatórios de investigação de acidentes marítimos classificados como de incêndio e explosão, de onde é seleccionada informação de detalhe relacionada com os acontecimentos acidentais que deram origem a cada acidente analisado. Os acidentes seleccionados são codificados através da metodologia de investigação de acidentes marítimos CASMET (Casualty Analysis Methodology for Maritime Operations) e é realizada uma análise do resultado do processo de codificação. A análise estatística de um total de 138 acontecimentos acidentais codificados permite concluir que o erro humano é a principal causa dos acidentes de incêndio e explosão em navios. Relativamente à análise do factor humano, a não detecção de falhas técnicas apresenta maior incidência, associada a procedimentos operacionais. No que diz respeito a operações diárias, a supervisão é o factor causal mais frequente. Observa-se também com grande incidência falhas nos procedimentos de emergência que estão relacionados com deficiências ao nível da gestão e atribuição de recursos. Os factores causais identificados são agrupados, sendo que a insuficiência de conhecimento e os procedimentos de operação e de emergência têm maior valor percentual de ocorrência. É desenvolvido um modelo “Bow-tie” de análise e gestão do risco de incêndio em navios. O método possibilita uma melhor visualização da situação em que determinados riscos se apresentam, de modo a clarificar a relação entre causas e consequências do acidente e respectivas barreiras de prevenção e mitigação. , en=The aim of this work is the analysis of accidents involving fires and explosions in ships. To achieve this goal 20 accident investigation reports classified as fire and explosion are collected from which detailed information related to the accidental events is obtained. The accidental events are coded using the CASMET (Casualty Analysis Methodology for Maritime Operations) methodology and a detailed analysis of the results of the codification process is conducted. From the 20 accidents selected a total of 138 accidental events are identified and coded according to the CASMET taxonomy that addresses adequately the contribution of the human and organizational factors to the accidents. The results obtained show that the human error is the leading cause of the accidental events. As regards human factors, non-detection of technical failures is the main cause of accidents. In terms of causal mode, the operating procedures are the most common aspect in the accidents. Regarding daily operations, the supervision is the most common causal factor whereas issues related to emergency procedures, under the management and resources classification, occur frequently in the accidents analyzed. After grouping the 75 causal factors identified it is shown that lack of knowledge and operating and emergency procedures have the highest percentage of occurrence. Finally, a Bow-tie type diagram is developed. The model is developed based on the results of the codification process taking into account the safety recommendations suggested by the investigation reports of the fire and explosion accidents.}
{pt=análise de acidentes marítimos, incêndio e explosão, CASMET, factores humanos, análise e gestão de risco, en=maritime accident analysis, fire and explosion, CASMET, human factors, risk analysis and management}

julho 18, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ângelo Manuel Palos Teixeira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado