Dissertação

{pt_PT=Forecasting Portuguese ports throughput (2021-2030)} {} EVALUATED

{pt=O objetivo desta tese é desenvolver previsões plausíveis de movimentação de carga nos principais portos portugueses. Para tal, são aplicadas técnicas quantitativas, como regressão linear e extrapolação de tendências existentes, bem como avaliações qualitativas da evolução da carga. Os dados relativos à movimentação de carga, necessários ao suporte da análise, foram recolhidos junto de diversas fontes, nomeadamente do Instituto Nacional de Estatística (INE) e dos arquivos das Autoridades Portuárias. As cargas são divididas em diferentes tipos, bem como por diferentes portos. Foram consultadas séries temporais com duração de 16 a 42 anos. O produto interno bruto (PIB) das nações relevantes também foi consultado na OCDE e no FMI. A regressão linear foi o método principal usado para gerar previsões. No entanto, como método secundário, as análises qualitativas foram realizadas com o auxílio de extrapolações com base em determinados períodos de tempo, a fim de criar cenários alternativos. Em suma, as cargas com previsão positiva são os setores contentorizado e ro-ro. As cargas com previsão negativa são granéis líquidos, granéis sólidos e carga geral. No que se refere ao sistema portuário português como um todo, embora o volume total de carga movimentada tenha abrandado desde 2017, a previsão da regressão linear resultante prevê uma evolução positiva para a próxima década dada a tendência positiva observada de 1988 a 2017. O objectivo de atingir 100M de toneladas de carga movimentada nos portos portugueses parece distante, mas atingível em 2030. , en=The objective of this thesis is to develop plausible forecasts of cargo throughput in the main Portuguese ports. For this purpose, quantitative techniques such as linear regression and extrapolation of existing trends, as well as qualitative assessments of cargo evolution, are applied. The data concerning cargo throughput, necessary for supporting the analysis, has been gathered from several sources, such as Instituto Nacional de Estatística (INE) and Port Authority’s archives. The cargoes are split into different types as well as different ports. Time series have been collected, ranging between 16 and 42 years in length. Gross domestic products (GDP) of relevant nations have also been collected from OECD and the IMF, as required for the regression analyses. Linear regression was the main method used to generate forecasts. However, as a secondary method, qualitative analyses were carried out with the aid of extrapolations based on certain periods of time in order to create alternative scenarios. In sum, the cargoes with a positive forecast are the containerized and ro-ro sectors. The cargoes with a negative forecast are the liquid bulk, dry bulk and general cargo. As for the Portuguese port system as a whole, even though the total volume of cargo handled has slowed down since 2017, the resulting linear regression forecast predicts a positive evolution for the next decade given the positive trend seen from 1988 to 2017. The goal of handling 100M tonnes of cargo in Portuguese ports seems distant but achievable by 2030. }
{pt=Sistema portuário português, técnicas de previsão, movimentação de carga, carga contentorizada, carga a granel, logística, en=Portuguese port system, forecasting techniques, cargo throughput, containerized cargo, bulk cargo, logistics}

outubro 11, 2021, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tiago Alexandre Rosado Santos

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar