Dissertação

{pt_PT=Promoção de eficiência energética numa unidade industrial do setor automóvel} {} EVALUATED

{pt=A legislação da UE e a crescente consciência social para problemáticas ambientais levaram à necessidade de melhorar a forma como os recursos energéticos têm vindo a ser utilizados. Como consequência desta importante tendência, este estudo focou-se no desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de otimização da eficiência energética de uma unidade industrial do setor automóvel. Foram estudadas várias propostas de melhoria da eficiência energética nas várias áreas da fábrica, contudo o principal foco foram os setores de produção e o ar comprimido. Foi estimado que os equipamentos produtivos consumam 930MWh/ano em período não produtivo por não serem desligados nesses períodos. Um procedimento de shutdown generalizada para paragens programadas e não programadas superiores a 60min resultaria numa redução energética de 680MWh/ano. O sistema de ar comprimido apresentava uma pressão de rede excessiva e as fugas de ar representavam 35% do caudal. Foi proposta uma redução da pressão para 7bar, o que não tem influência no correto funcionamento dos equipamentos. Uma vez que as fugas dentro dos equipamentos correspondem a 94% do seu caudal, foi proposto o fecho das válvulas de admissão de ar dos equipamentos sempre que não há necessidade de ar juntamente com a instalação de electroválvulas. Estas medidas teriam um impacte energético de 550MWh/ano. A implementação de todo o conjunto de propostas resultaria numa redução energética de 1800MWh/ano, o que corresponde a 28,9% da energia consumida e uma poupança de 167000€/ano. Seriam emitidas menos 845 CO2tonse e todas as metas do PREn para 2023 seriam cumpridas. , en=The current EU energy legislation and the growing social awareness for environmental issues lead to the need of optimising the way energy resources are used. As a consequence of this important trend, this study focused in developing and applying a methodology that increases energy efficiency in an industrial plant of the automotive sector. Several energy efficiency proposals were studied, within different areas inside the plant, but the emphasis went to the production sector and the compressed air system. It was estimated that the production equipment consumed 930MWh/year during non-production period, due to not being turned off. A generalised plan of shutdown for programmed and non-programmed stops that take longer than 60min would result in an energy reduction of 680MWh/year. The compressed air system was running with excessive pressure and the system leaks accounted for 35% of the air produced. It was proposed that the system operated at 7bar, which would not have influence on the equipment. As leaks inside the production equipment account for 94% of its total volumetric flow rate, it was proposed closing the valves when there is no air demand and the installation of electro valves. The combination of these measures would result in an energy reduction of 550MWh/year. The implementation of all the proposals would result in an energy reduction of 1800MWh/year, which represents a decrease of 28,9% and 167000€/year savings. The emission of 845 CO2tonse would be avoided and all the 2023 legal energy targets would be met. }
{pt=eficiência energética, equipamentos produtivos, shutdown, ar comprimido, pressão da rede, fugas., en=energy efficiency, production equipment, shutdown, compressed air, pressure, leaks.}

Junho 12, 2018, 16:0

Orientação

ORIENTADOR

André Alves Pina

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)

Especialista

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)

Especialista