Dissertação

{pt_PT=Simulation of offshore logistics with fuel supply hubs} {} EVALUATED

{pt=A exploração offshore de petróleo e gás é uma nova área de desenvolvimento e, portanto, enfrenta desafios que exigem soluções inovadoras. Além dos enormes desenvolvimentos técnicos na extração de petróleo e operações submarinas, a logística desempenha um papel importante no sucesso das atividades neste novo campo. Para manter as plataformas totalmente operacionais, é necessário um sistema complexo para fornecer todos os suprimentos solicitados da maneira mais eficiente. As embarcações de suprimento de plataforma (PSV) são as principais entidades que trabalham dentro da cadeia de fornecimento, entregando todos os produtos desde produtos perecíveis até produtos químicos, inclusive diesel. Este combustível é um dos suprimentos que utiliza grandes volumes de transporte portanto foi dada uma atenção mais profunda ao seu sistema de entrega. Neste trabalho, foram feitas simulações no software ARENA para determinar a viabilidade de pôr um HUB offshore para servir como um ponto de distribuição de diesel mais próximo das plataformas. O objetivo é avaliar se essa abordagem fornece uma solução mais econômica em comparação com a logística diretamente do porto. Uma terceira abordagem foi considerada com a possibilidade de o HUB se mover para ser recarregado com diesel no porto. Foi realizada uma análise de sensibilidade sobre as principais características do sistema, como a velocidade dos navios, para encontrar possíveis refinamentos nas entidades envolvidas na logística. Os resultados mostram que cada caso apresenta vantagens em relação aos demais sendo o terceiro caso o mais econômico., en=The offshore oil and gas exploration is a new area of development and so it faces challenges that require innovative solutions. Besides the huge technical developments in the oil extraction and subsea operations, the logistics play a major role in the success of the activities in this new field. In order to keep the platforms fully operational it is necessary a complex system to delivery all the supplies that are requested in the most efficient way. The platform supply vessels are the main entities that work within the supply chain delivering all goods from perishables to chemical products including diesel. This fuel is one of the supplies that uses big volumes of transportation therefore it was given a deeper attention to its delivery system. In this work they were made simulations in the ARENA software to determine the feasibility of placing a HUB offshore to serve as a diesel distribution point closer to the platforms. The objective is to assess if this approach provides a more economical solution in comparison to the logistics straight from the port. One third approach was considered with the possibility of the HUB to move itself to be reloaded with diesel at the port. It was run a sensitivity analysis on the principal characteristics of the system such as ships’ speed to find possible refinements in the entities involved in the logistics. The results show that each case has advantages in relation to the others with the third case to be the most economical one.}
{pt=Offshore HUB Simulação Logística, en=Offshore HUB Simulation Logistics}

Setembro 26, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Pancada Guedes Soares

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Rui Carlos Botter