Dissertação

{pt_PT=Melhoramento do Túnel Aerodinâmico Utilizado pela Empresa João de Deus & Filhos S.A.} {} EVALUATED

{pt=O objetivo desta colaboração com a empresa JDEUS foi o de melhorar o banco de ensaios que a empresa utiliza para ensaiar intercoolers, com o foco de encontrar uma solução para medir com rigor a velocidade do escoamento de ar externo que atravessa os intercoolers ensaiados. Através de uma análise à instalação e do tipo de testes ali realizados, chegou-se à conclusão que, devido a possíveis fugas a jusante da secção de teste, o melhor local para medir a velocidade do escoamento nesta instalação será antes deste incidir no intercooler. Foram analisados três métodos de medição: medição através de anemómetro de ventoinha, cálculo através da pressão dinâmica e medição recorrendo a anemómetros de elemento quente. Foi avaliada a utilização de anemómetros de elemento quente de baixo custo como possível solução. De forma a poderem ser utilizados com confiança, estes foram experimentados e calibrados num túnel de vento disponível no Instituto Superior Técnico. Verificou-se que a aplicação de uma contração bem projetada, que direcione o escoamento à entrada da secção de teste do intercooler, é essencial, pois garante um escoamento com menor turbulência e um perfil de velocidades uniforme, permitindo a medição da velocidade numa secção a montante do intercooler. A contração foi projetada e construída, e os dois métodos de medição de velocidade do escoamento referidos foram validados experimentalmente. Concluiu-se que a melhor solução para medir a velocidade do escoamento rigorosamente será a combinação dos dois métodos: anemómetro de elemento quente nas velocidades baixas e pressão dinâmica nas velocidades altas. , en=The objective of this collaboration with JDEUS was the improvement of the test bench which the company uses to assess the performance of an intercooler, with focus on finding a way to measure with accuracy the air flow velocity passing externally across the tested intercooler. Through the analysis of the installation and the type of tests there performed, due to possible air leaks after the test section, it was concluded that the best place to measure the air flow velocity should be before the flow reaches the intercooler. Three measurement methods were evaluated: measuring with a fan anemometer, computation through dynamic pressure and resorting to hot-element anemometers. The application of low-cost hot-element anemometers was evaluated as a possible solution. In order to be used with confidence, the anemometers were experimented and calibrated in a wind tunnel available at Instituto Superior Técnico. It has been verified that the application of a well design contraction, which directs the flow at the entrance of the test section of the intercooler, is essential, allowing the flow velocity to be measure upstream the intercooler. The contraction was designed and built, and the two measurement methods were validated experimentally. It was concluded that the best solution to measure the air flow velocity accurately will be a combination of the two methods: hot-element anemometer for low velocities and dynamic pressure for high velocities. }
{pt=Túnel de vento; Intercooler; Escoamento, en=Wind tunnel; Intercooler; Air Flow}

Dezembro 3, 2018, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

José Maria Campos da Silva André

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar