Dissertação

{pt_PT=Processo de Ligação por Deformação Plástica Aplicado no Fabrico de Sistemas de Absorção de Energia} {} EVALUATED

{pt=A segurança dos ocupantes do veículo em caso de colisão é um aspecto muito importante na sua concepção. O desenvolvimento de novos materiais, bem como a sua introdução nos variados meios de transporte, tem vindo a aumentar significativamente a sua eficiência energética dada a redução do peso. No caso desta dissertação, o componente em estudo é uma Crash Box, que tem como função a absorção de energia em caso de colisão. No caso de Crash Box com materiais dissimilares ou ligas de alumínio, as técnicas de ligação mais produtivas existentes na actualidade, são limitadas na união de chapas mantendo a resistência do componente. Há uma constante procura de novas técnicas que para além de permitirem a ligação de novos materiais similares ou dissimilares devem ter uma elevada cadência de produção, e um baixo consumo energético por forma a melhorar o custo de produção e também diminuir a pegada ecológica. Esta dissertação pretende dar uma solução para os problemas referidos anteriormente, através da validação da aplicabilidade da técnica de Ligação Mortise e Tenon, mantendo a resistência do componente ao mesmo tempo que pode diminuir o custo de produção e a pegada ecológica em termos de produção em massa. Para tal foi efectuado um estudo relativo ao dimensionamento dos componentes da ligação recorrendo a ensaios experimentais e numéricos. Posteriormente, foram efectuados ensaios destrutivos com o intuito de comparar esta técnica com a soldadura por pontos que já é utilizada no fabrico destes componentes para validar a sua capacidade de absorção de energia., en=Passenger safety in a vehicle collision is an extremely important aspect in vehicle design. The evolution in terms of materials as well as the introduction of new materials in the transportation vehicles has been significantly increasing the efficiency of the vehicles given the decrease of the weight. In this thesis, the studied component is a Crash Box whose main function is the energy absorption in case of a collision. In the case of Crash Box with dissimilar materials or aluminum alloys, current joining techniques are limited in the joining of sheets while maintaining the strength of the component. There is a constant need of new techniques that, in addition to allowing the connection of new or dissimilar materials must have a high production rate and low energy consumption, which could improve the production, cost and reduce the ecological footprint. This thesis intends to give a new solution to the problems mentioned previously, by validating the applicability of the Mortise and Tenon joining technique, maintaining the resistance of the component while it could reduce the cost of production and the carbon footprint in terms of mass production. For that, a study on the sizing of the joint components was carried out recurring to numerical and experimental test. Subsequently the viability of the energy absorption capabilities of this joining technique were carried out by means of destructive testing in order to compare it with the Spot Welding technique, which is the most used technique on the joining of these components.}
{pt=Crash Box, Juntas Sobrepostas, Mortise e Tenon, Ligação por Deformação Plástica, Sistemas de Absorção de energia, en=Crash Box, Overlapped Joints, Mortise and Tenon, Plastic Deformation Joining, Energy Absorption Systems}

Maio 29, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Alves da Silva

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ivo Manuel Ferreira Bragança

ISEL

Prof. Adjunto Convidado