Dissertação

{pt_PT=Free Route Airspace Benefits for Business Aviation in Europe} {} EVALUATED

{pt=O fluxo de tráfego aéreo tem crescido todos os anos e espera-se que esta tendência continue durante a próxima década. Considerando o aumento de tráfego previsto e a necessidade de melhorar o desempenho da rede de gestão de tráfego aéreo Europeia, novos conceitos operacionais estão a ser implementados de modo a dinamizar o espaço aéreo Europeu. Um destes conceitos é o Free Route Airspace (FRA). FRA é um elemento-chave para melhorar a capacidade, a segurança e o problema de emissões poluentes que a aviação enfrenta actualmente. Ao permitir rotas mais directas, resulta numa redução de custos, tempo de voo, combustível consumido e emissões tanto para a aviação comercial como potencialmente para a aviação executiva. Este estudo avalia os benefícios que a implementação do FRA na Europa traz à aviação executiva. Esta análise compara o actual nível de implementação com o futuro nível planeado para 2023. Uma amostra de tráfego foi analisada e filtrada de modo a incluir apenas voos correspondentes à aviação executiva. Diferentes cenários e simulações foram estudados utilizando estes dados em conjunto com as diferentes configurações de espaço aéreo em questão. Uma comparação com um cenário onde o FRA está implementado em todo o espaço aéreo europeu também foi realizada. Os resultados obtidos demonstram que a futura implementação do FRA irá beneficiar os operadores da aviação executiva, reduzindo a distância e o tempo de voo, assim como o combustível consumido e consequentemente reduzindo os actuais custos. , en=Air traffic demand is growing every year and this tendency is expected to continue over the next decade. Given the expected traffic increase and the need to further improve the performance of the European ATM network, new operational concepts are being implemented addressing a more efficient and dynamic organisation of the European airspace. One of the concepts is the Free Route Airspace (FRA). FRA is a key element to improve airspace capacity and safety and the emission problems that aviation is currently facing. Allowing more direct routes, it results in a reduction of costs, flight time, fuel burn and emissions in both commercial and business aviation. This thesis assesses how business aviation will benefit from the deployment of FRA in Europe. The analysis performed compares the current level of implementation of FRA with the future implementation planned for 2023. A traffic sample was analysed and filtered to include business aviation flights only. Using this traffic data and the current and future airspace configurations, different scenarios were generated and simulations run. The expected benefits related with time and fuel savings as well as emissions are calculated. Finally, a comparison with a full cross border free route airspace across the across the European Airspace is also conducted. The results have shown that the future levels of implementation of FRA will benefit business aviation operators, reducing the distance, time and fuel spent, and consequently reducing the current costs. }
{pt=Free Route Airspace (FRA), Aviação Executiva, Gestão de Tráfego Aéreo, Extensão de rota, en=Free Route Airspace (FRA), Business Aviation, Air Traffic Management (ATM), Route Extension}

Junho 4, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar