Dissertação

{en_GB=Simulation of an Emergency Department} {} EVALUATED

{pt=Modelos de simulação de serviços e processos são parte integral da Engenharia Mecânica moderna, e na sua base, um serviço de urgência é um serviço. Serviços de saúde de qualidade são bons indicadores da qualidade de vida num país. De maneira a poder melhorar um serviço de urgência, tanto no que toca à precisão do tratamento como à rapidez de um serviço eficaz e eficiente, simulações devem ser feitas, pois é uma das melhores maneiras de poder ver os efeitos de qualquer alteração hipotética que se faça ao serviço sem ser necessário gastar recursos em infraestruturas ou outras mudanças que podem ter resultados imprevistos sem uma análise prévia. Com isto em mente realizou-se o presente trabalho, com o objetivo de simular o tempo que um doente passa no Serviço de Urgência do Hospital Beatriz Ângelo. Para esse fim bases de dados contendo informação de doentes admitidos no Hospital Beatriz Ângelo foram analisadas e trabalhadas de maneira a retirar informação relevante para a simulação. Após a obtenção desta informação, um modelo de simulação foi desenhado, baseado em SIMIO com os locais que foram considerados mais importantes no Serviço de Urgência, de maneira a estudar o tempo de estadia de cada doente assim como o tempo de espera após a triagem. O objetivo de simulação o Serviço de Urgência foi cumprido, apesar de algumas limitações de falta de informação, por exemplo, acerca dos Recursos Humanos. As propostas de redução de tempo de estadia apresentam também resultados promissores e aplicáveis no mundo real. , en=.Simulation models of services and processes are an integral part of modern Engineering, and an Emergency Department is at its core, a service that can be modeled and simulated. Quality health care service is always a good indicator of the quality of life in a country. As a means to improve an Emergency Department(ED), both in regards to the accuracy of the treatment, as well as, to the quickness of an effective and efficient service, simulations have to be made, as it is one of the best way to see the effects that an hypothetical alteration to the service can have, without the need to spend resources on changing infrastructures or other changes that can have unpredictable outcomes without a previous analysis. With that in mind the present work was developed, with the objective of simulating the time a patient spends in the ED of Hospital Beatriz Ângelo. To that end, databases with information regarding patients admitted to Hospital Beatriz Ângelo were analyzed and processed in order to gather the relevant information to the simulation. Upon obtaining that data, a simulation model was designed, based in SIMIO with the locations considered the most relevant in the ED, with the objective of studying the length of stay of each patient as well as the waiting times. The objective of simulating accurately the Emergency Department was achieved albeit some limitations caused by lack of information, such as, human resources. The proposals to reduce length of stay also show good improvements and applicability. }
{pt=Simulação, Serviço de Urgência, Tempo de Estadia, Tempo de Espera, Sistema de Triagem de Manchester, en=Simulation, Emergency Department, Length of Stay, Waiting Time, Manchester Triage System}

Novembro 23, 2018, 9:0

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel Da Costa Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Marta Priscila Bento Fernandes

Instituto Superior Técnico

Aluna de Doutoramento