Dissertação

{pt_PT=Maintenance Planning Improvement Cessna Citation 525B} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, as companhias de aviação comerciais enfrentam enormes desafios a fim de aumentarem os seus proveitos. Como resultado, a melhoria e otimização do planeamento de manutenção de aeronaves tem vindo tornar-se uma das principais preocupações e prioridades para os departamentos de manutenção, que visam reduzir os custos de manutenção e aumentar a disponibilidade das aeronaves. Consequentemente, o desenvolvimento e uso de ferramentas informáticas com o intuito de melhorar e automatizar o processo afiliado ao planeamento da manutenção são de extrema utilidade. O principal objetivo deste documento é desenvolver e implementar um algoritmo para planeamento de manutenção de baixo custo, oferecendo aos utilizadores não só uma maior quantidade de informação sobre a previsão de manutenção de uma aeronave, como também uma maior precisão na informação fornecida, que por sua vez promove uma redução dos custos operacionais, mais concretamente, dos custos associados à mão-de-obra. O algoritmo desenvolvido tem também objetivo fornecer as ferramentas necessárias para prever e analisar os custos totais de manutenção durante o período em estudo. A metodologia implementada é baseada em duas abordagens complementares, que combinadas devem conduzir à elaboração de uma melhor estratégia para o planeamento de manutenção. Primeiro através do desenvolvimento de pacotes de manutenção viáveis (conglomerados), e posteriormente, através da constante comunicação entre o departamento comercial e o de manutenção. Com isto pretende-se tirar proveito de janelas de manutenção, provenientes do tempo em que o avião não tem voos agendados. , en=Aviation companies investing in commercial air transport services face major challenges in order to increase its profitability. For this reason, the improvement of aircraft maintenance planning has turned into one of the main concerns for maintenance departments, that aim to reduce all maintenance costs and increase the aircraft availability. Therefore, the development and use of informatics tools to upgrade and automate the maintenance planning process are extraordinarily useful. The main goal of this paper is to develop and implement a cost-effective maintenance planning algorithm, that provides engineers with further and more accurate information concerning the maintenance forecast of an aircraft, which should lead to a reduction of the direct operating costs. In addition to this, it also provides planners with the necessary tools to predict and analyse the total maintenance costs related to labour within the period in study. The methodology implemented is based on two complementary approaches, which together shall lead to an optimum maintenance planning strategy. First by developing feasible maintenance packages (clusters), and afterwards, through the constant communication between the commercial and the maintenance planning department, in order to take advantage of maintenance window opportunities matching the aircraft ground-time.}
{pt=Planeamento de manutenção de aeronaves, melhoramento, pacotes de manutenção, custos de manutenção, en=Aircraft maintenance planning, improvement, clusters, maintenance costs}

Dezembro 12, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Virgínia Isabel Monteiro Nabais Infante

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar