Dissertação

{pt_PT=Caracterização do Comportamento Dinâmico de um Intercooler} {} EVALUATED

{pt=O trabalho apresentado nesta dissertação, foi realizado com o apoio da empresa JDeus & Filhos S.A., com o objectivo de estudar o comportamento dinâmico de um intercooler produzido pela empresa, destinado ao Alfa Romeo Giulietta. A fim de se atingir este objectivo efectuaram-se ensaios laboratoriais para definir a matriz de acelerância a partir de forças independentes aplicadas nos vários suportes do intercooler e identificar os parâmetros modais da estrutura. Estes resultados foram posteriormente comparados com resultados numéricos de análises de elementos finitos fornecidos pela entidade empresarial JDeus®. Também foi levada a cabo uma definição da matriz de transmissibilidade entre os apoios e uma coordenada de interesse que foi depois usada com dados recolhidos em testes de estrada, fornecidos igualmente pela empresa JDeus®. O set-up e o procedimento experimentais são descritos neste documento assim como o procedimento para a identificação modal. Os parâmetros modais obtidos pelos procedimentos experimentais mostram que o intercooler estudado não corre o risco de entrar em ressonância devido às vibrações impostas pelo funcionamento normal de um automóvel (de acordo com os critérios usados pelos OEM)., en=The work presented in this dissertation, was realized with the support of JDeus&Filhos, S.A., with the objective of studying the dynamic behavior of an intercooler produced by them, for the Alfa Romeo Giulietta. In order to achieve this objective, laboratorial tests were done to define the accelerance matrix from independent forces applied in the several supports and identify the modal parameters of the structure. These modal parameters were later compared to numerical results from finite element method analyses provided by JDeus®. The definition of the transmissibility matrix between the supports and a coordinate of interest was also done and used with data acquired during road tests, provided by JDeus®. The experimental setup and the experimental procedure are described as well as the procedure leading to modal identification. The modal parameters obtained by the experimental procedures show that the intercooler studied has no risk of resonance due to vibrations imposed by the normal operation of a car (according to the criteria used by the OEM).}
{pt=intercooler, análise modal, identificação modal, transmissibilidade, en=intercooler, modal analysis, modal identification, transmissibility}

dezembro 2, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

António Manuel Relógio Ribeiro

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar