Dissertação

{pt_PT=Design of a Logistic Hub Platform for Oil & Gas Production Fields} {} EVALUATED

{pt=Soluções offshore são cada vez mais vistas como a resposta para a obtenção de recursos que estão a se tornar escassos em terra. Tais recursos são principalmente petróleo, alimentos e energia. Infelizmente, a distância em que esses recursos se encontram constituem uma importante limitação e, em muitos casos, a distância determina a viabilidade final projeto. Alguns estudos têm mostrado que a utilização de uma conexão logística entre a base em terra e um determinado destino (campo de exploração de petróleo, parque eólico, parque de ondas ou centro de aquacultura) pode reduzir os custos operacionais. Uma Plataforma Logística é apresentada como uma alternativa a esse primeira solução. O objetivo desta dissertação é a apresentação de uma metodologia para o dimensionamento de uma plataforma semi-submersível que serviria como uma conexão logística. O estudo foi dividido em três partes. A primeira e segunda partes correspondem ao dimensionamento da estrutura superior e do casco, e a última etapa consiste na verificação do critério de estabilidade intacta para o modelo. O dimensionamento da estrutura superior foi feito usando parâmetros encontrados para plataformas flutuantes chamadas flotels. Analogamente, o arranjo típico do casco de plataformas semi-submersíveis foi tido em consideração para desenvolver um modelo matemático do dimensionamento do casco. Finalmente, foi feita a avaliação dos requisitos de estabilidade intacta. Como conclusão, dimensões realistas para o projeto de uma plataforma semi-submersível foram encontradas. A metodologia proposta pode servir como uma ferramenta para a obtenção das principais grandezas de uma plataforma logística nos estágios iniciais da espiral de projeto. , en=Offshore areas are increasingly recognized as the answer to finding resources that are running out in land. These resources are mainly oil, food and energy. Unfortunately, the distance from shore where these resources are found is an important variable. In many cases, the distance determines if a project is feasible or not. Some studies have found that a logistic hub located between a shore base and a determined project (oil field, wind/wave farm or aquaculture farm) can reduce the operational costs. A Logistic Platform (LFP) is presented as an alternative to this logistic hub. The purpose of this thesis is to present a methodology for dimensioning a semi-submersible platform, which would serve as a logistic hub. Here, we divided the study in three parts. The first part and second part correspond to the dimensioning of the Top Side and Hull, and the last part is the verification of the platform´s intact stability criteria. The dimensioning of the Top Side was done using parameters found in floating platforms called flotels. Similarly, typical Hull arrangements of semi-submersibles platforms were taken into consideration to develop a mathematical model for the dimensioning of the Hull. Finally, the evaluation of the intact stability requirements was done. As conclusion, feasible dimensions for a semi-submersible logistic platform were obtained. The methodology that has been present can serve as a tool to obtain the main dimensions of a logistic platform within the first stages of the design spiral. }
{pt=Offshore, Semisubmersível, Logístico, Conexão, en=Offshore, Semisubmersible, Logistic, Hub}

Julho 13, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Filipe Simões Franco Ventura

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado