Dissertação
{pt_PT=Dimensionamento de uma frota de veículos} {} EVALUATED
{pt=Efetuou-se o pré-dimensionamento um veículo autónomo e elétrico para transporte de passageiros e bagagens em aeroportos, circulando através de túneis entre os terminais e as aeronaves. O veículo tem 5 m de comprimento e 1,8 m de altura e de largura com uma tara de 920 kg e uma massa máxima de 2 toneladas. Com carregamento máximo, a altura de centro de massa do veículo de passageiros é 0,47 m acima do eixo das rodas. A potência motriz é 4 kW e a velocidade nominal é 7 m s-1. À velocidade nominal uma viagem típica demora cerca de 3,5 min, com um consumo de 236 Wh. 85 kg de baterias de lítio são suficientes para uma operação contínua de 10 h. O guiamento proposto baseia-se num sistema ótico que segue uma estria colocada no pavimento. Verificou-se que a imagem, captada com câmaras de vídeo e tratada digitalmente, assegura um seguimento correto do trilho e um bom nível de conforto à velocidade nominal. A suspensão tem uma rigidez de 20 kN/m e um fator de amortecimento de 0,2. À velocidade nominal, a suspensão tem os picos de ressonância do espectro de aceleração nas frequências de 1 Hz e 16 Hz, com boa atenuação na gama de frequências críticas para o conforto humano. A deflexão máxima das molas da suspensão devido às forças longitudinais e laterais é da ordem de 1 cm., en=We pre dimensioned an autonomous electric vehicle for the transportation of passengers and luggage in airports, which would travel through tunnels between the terminals and airplane. The vehicle is 5 m long and 1,8 m high and wide, with a total weight of 920 kg and a maximum mass of around 2 tons. With maximum load, the height of the center of mass of the passenger vehicle is 0,47 m above the wheel axle. The propulsion power is 4 kW and the nominal speed is 7 m s-1. At nominal speed, a typical trip takes about 3,5 minutes with a consumption of 236 Wh. 85 kg of lithium batteries are sufficient for 10 hours of continuous operation. The proposed guiding system is based on an optical system that follows a reflective tape placed on the floor. It was found that the image, captured with video cameras and digitally treated, guarantees the correct tracking and a good level of comfort at the nominal speed. The suspension has a stiffness of 20 kN / m and a damping factor of 0,2. At nominal speed, the suspension exhibits resonance peaks in the acceleration spectrum at frequencies of 1 Hz and 16 Hz, with good attenuation in the range frequency critical for human comfort. The maximum deflection of the suspension springs due to longitudinal and lateral forces is about 1 cm.}
fevereiro 3, 2021, 17:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
José Maria Campos da Silva André
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Auxiliar