Dissertação

{en_GB=A GFPE Method To Estimate Noise Levels From Aircraft Departures At Montijo Aerodrome} {} EVALUATED

{pt=Nos últimos anos, a consciência sobre a saúde e o meio-ambiente está a forçar a cada dia que passa a restrição dos níveis máximos de ruído permitidos nas cidades e nas grandes áreas urbanas, levando a ferramentas de previsão de ruído mais precisas que podem incluir um número muito maior de parâmetros que influenciam a propagação e obter um modelo de propagação mais complexo, com menos exigência computacional e mais amigável para o usuário, promovendo que novos desenvolvimentos possam ser feitos de forma mais rápida e melhor. Esta dissertação começa por apresentar os fundamentos físicos da acústica e de seguida alguns métodos numéricos existentes para a propagação do som na atmosfera, bem como suas limitações. O objetivo principal deste trabalho é estudar a propagação do som na atmosfera, produzido por uma aeronave a descolar, através de um modelo numérico que permite incorporar a variação da posição da fonte em função dos parâmetros utilizados no programa escrito em linguagem C. Para que o objetivo fosse cumprido foi elaborado um script em Matlab que gera os valores de input que posteriormente são corridos no executável e que permitem obter os valores de ruído para diferentes situações de interesse, e respeitando os procedimentos descritos na base de dados ANP. , en=In the past years, consciousness about health and environment are forcing each day to restrict the maximum allowed noise levels at the cities and big urban areas, leading to more accurate noise prediction tools that can include a much bigger number of parameters that influence the propagation itself as well as achieve a more complex propagation model with less computational demand and which is more user friendly, promoting this way that further developments can be made faster and better. This dissertation starts by presenting the fundamentals of acoustic physics, and then a few existing numerical methods that predict the sound propagation in the atmosphere as well as its limitations. The main goal of this thesis is to study the sound propagation in the atmosphere produced by an aircraft's departure and to use a numerical application which allows to incorporate the variations in the source position with some of the parameters that were used in the C language program which perform the calculations. In order to achieve so, it was elaborated a Matlab script that generate the inputs of the executable and allows to obtain the noise levels for different situations of interest, accordingly to ANP database procedures for departure.}
{pt=propagação do som, SPL, GFPE, NPD, acústica, ruído, en=sound propagation, SPL, GFPE, NPD, acoustic, noise}

Dezembro 22, 2020, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

João Manuel Gonçalves de Sousa Oliveira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar