Dissertação

{pt_PT=Introduction of a career planning system for Aerospace Engineering students} {} EVALUATED

{pt=O mundo atual tem sido frequentemente descrito como volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA). A realidade do trabalho está a mudar a um ritmo mais rápido do que nunca e o acesso livre a informação nunca foi tão generalizado. De forma a preparar os estudantes para um futuro cada vez mais complexo e para os qualificar para carreiras de sucesso, as instituições de ensido precisam de se reimaginar e garantir o acesso dos seus alunos a informação e ferramentas curadas e relevantes, para lá do conhecimento técnico tradicional. Nos últimos anos, o Técnico tomou um passo importante neste sentido ao desenvolver o novo modelo de ensino Técnico 2122. Este trabalho tem como objetivo apoiar a implementação deste novo modelo focando-se num aspeto crítico da educação em engenharia no século XXI: desenvolvimento de carreira. Várias abordagens diferentes ao planeamento de carreira são possíveis e válidas. Ao longo deste trabalho, são apresentadas diversas iniciativas de outras universidades líderes, são analisados os sistemas atuais do Técnico e é feita uma revisão das principais teorias de psicologia vocacional. As perspectivas das principais partes envolvidas no desenvolvimento de carreira de estudantes de Engenharia Aeroespacial (alunos, alumni, órgãos da universidade e empresas da indústria Aeroespacial) são analisadas de forma a identificar os principais problemas e possíveis soluções. Por fim, é proposto um conjunto de sugestões para contribuir para um sistema de planeamento de carreira mais coerente, através da adaptação ou desenvolvimento das práticas atuais ou da introdução de novas iniciativas., en=Today’s world has been frequently described as volatile, uncertain, complex and ambiguous (VUCA). Changes in the world of work are taking place at a faster pace than ever before and access to information has never been greater. In order to prepare their students for this increasingly complex future and to qualify them for successful careers, education institutions need to reimagine themselves and provide curated access to information and relevant tools beyond the traditional technical knowledge. In recent years, Tecnico took a great step in this direction by developing the Tecnico 2122 model. The present work aims to support the implementation of this new teaching model by focusing on one critical aspect of 21st-century engineering education: career development learning. Several different approaches to career planning are possible and valid. The present work presents various initiatives from other leading universities, analyses the systems currently in place in Tecnico and gives an overview of vocational psychology theories that typically inform this kind of interventions. The views of the main stakeholders of the career development process of Aerospace Engineering graduates (students, alumni, university bodies and Aerospace companies) are analysed in order to identify the main problems and possible solutions. Finally, a set of suggestions is proposed to contribute to a more coherent career planning system by adapting or developing current practices and introducing new ones.}
{pt=engenharia aeroespacial, planeamento de carreira, educação em engenharia, competências transversais, psicologia vocacional, en=aerospace engineering, career planning, engineering education, transversal skills, vocational psychology}

Dezembro 29, 2020, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar