Dissertação

{pt_PT=Gate Assignment Problem: a case study of Lisbon airport} {} EVALUATED

{pt=O número de viagens de avião não tem parado de aumentar, assim como as suas necessidades operacionais. De modo a conseguir acompanhar esta evolução, os aeroportos têm de garantir que as suas operações respondem eficazmente. Uma maneira de o fazer é através do Problema de Atribuição de Porta de Embarque associado ao aumento dos gastos no Terminal. Esta dissertação apresenta um modelo de Programação Linear Inteira Mista e implementa-o no software FICO Xpress. Foi ainda divulgado um inquérito para recolher informações relevantes para a modelação do comportamento dos passageiros nos seus gastos de dinheiro, o que levou à simulação de probabilidades de cada passageiro em contribuir para certos níveis de gastos de dinheiro, de acordo com o seu tipo de viagem (partida, chegada ou transferência), através de Modelação por Escolha Discreta. Deste modo, o modelo criado permite fazer a atribuição de voos a portas de embarque, combinando os resultados da modelação do comportamento dos passageiros e os constrangimentos operacionais do aeroporto. Como resultado, este modelo aumenta os gastos dos passageiros, ao atribuir um avião composto por passageiros de uma certa categoria de gastos de dinheiro, à porta de embarque mais rentável tendo em conta a proximidade à zona de maior concentração de retalho, assim como a diminuição da distância desde/até às portas de embarque atribuídas. Os resultados mostram um crescimento da função objetivo em 8.0% e 12.2%, correspondendo a 1732.7€ e 2967.3€, em intervalos de tempo de meia-hora das 17h às 18h, no dia considerado no caso de estudo. , en=Air trips keep increasing as the world population and its operational needs keep growing. In order to keep up with the increasing number of flights, airports must ensure that their operations efficiently respond by both considering the passenger experience and their economic viability. One way to achieve this is by optimising the Gate Assignment Problem (GAP) through revenue maximisation under passenger comfort restrictions inside the airport. This dissertation presents an original Mixed-integer Linear Programming (MILP) model that is implemented in FICO Xpress software. A survey to collect relevant information for the modelling of passenger money spending behaviour was performed, leading to the simulation of passenger probabilities of contributing to certain levels of revenues according to their flight type (departure, arrival, transfer), through Discrete Choice Modelling (DCM). The proposed gate assignment model allocates flights to gates, by combining the results from passenger behaviour modelling and the operational constraints of the airport. As a solution, the model increases the spendings of passengers at Lisbon Airport by matching a flight and their category of passengers to the most profitable gate, taking into account the proximity to the retail area and walking distance needed to get to the gate in a specified time-horizon. Results show an obvious increase in the objetive function of 8.0 % and 12.2 %, corresponding to 1732.7€ and 2967.3€, in half an hour time slots from 5pm to 6pm, respectively, in the considered day for the case study.}
{pt=Problema Atribuição de Porta de Embarque, Modelação por Escolha Discreta, gestão aeroportuária, Programação Linear Inteira Mista, en=Gate Assignment Problem (GAP), Discrete Choice Modelling (DCM), airport management, Mixed-integer Linear Programming (MILP)}

dezembro 2, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Sofia Kalakou

Departamento de Marketing, ISCTE-IUL

Professor Auxiliar