Dissertação

{pt_PT=Investigação de Acidentes Rodoviários com Dados e Falhas dos Sistemas de Segurança do Veículo} {} EVALUATED

{pt=Esta dissertação centra-se na influência do airbag na causa e mitigação de lesões provocadas por acidentes rodoviários. Também serão abordadas as questões da fiabilidade do velocímetro e dos dados Crash Data Retrieval (CDR), gravados no Event Data Recorder (EDR) dos veículos. A pertinência do tema prende-se com o enorme problema global que a sinistralidade rodoviária representa. Além de medidas e campanhas de prevenção, é fundamental a melhoria contínua dos sistemas de retenção, particularmente do airbag, e dos sistemas de registo de informação, como o EDR e o velocímetro. Neste âmbito, foram reconstituídos computacionalmente seis acidentes reais, com o auxílio do software PC-Crash, e analisados gráficos multibody dos ocupantes, documentos CDR e valores residuais de velocímetros. A partir das análises realizadas, conclui-se que a abertura do airbag pode estar diretamente associada à causa de lesões graves, principalmente em crianças; a sua não abertura pode implicar a morte do ocupante e a sua abertura seletiva pode originar desequilíbrios de tensões e amplitudes no corpo humano, causando também lesões. Relativamente aos dados CDR, concluiu-se que a informação gravada, por vezes incompleta, torna a investigação pouco fiável e um registo completo, isoladamente, não permite distinguir a ação humana de uma eventual anomalia do sistema, nem qual a causa da mesma. Finalmente, a comparação entre as leituras residuais dos velocímetros e os valores de referência revelou coincidência em 50% dos casos. , en=This dissertation will focus in the influence of the airbag in the cause and mitigation of injuries caused by road accidents. The reliability of Crash Data Retrieval (CDR), recorded in the Event Data Recorder (EDR) of vehicles, and speedometers will also be addressed. The relevance of the issue is due to the enormous global problem that road fatality represents. In addition to preventive measures and campaigns, continuous improvement of restraint systems, particularly airbags, and information recording systems, such as EDRs and speedometers, are essential. Therefore, six real accidents were reconstructed, with the help of PC-Crash software, and occupants' multibody graphics, CDR documents and residual speedometer values were analyzed. Based on this analysis, it was concluded that the opening of the airbag may be directly associated with the cause of serious injuries, especially in children; its non-opening can imply the death of the occupant and its selective opening may cause imbalanced tensions and amplitudes in the human body, also causing injuries. Regarding the CDR data, it was concluded that the information collected, which is sometimes incomplete, makes the investigation unreliable and a complete registration, exclusively, doesn’t allow the distinction between human action and a possible system malfunction, or the cause of such. Finally, comparing the residual readings of the speedometers with the reference values, it was revealed a coincidence in 50% of the cases. }
{pt=PC-Crash, Reconstituição de Acidentes, Sistema de Segurança Passiva, Airbag, Dados CDR, Velocímetro., en=PC-Crash, Accident Reconstruction, Passive Security System, Airbag, CDR Data, Speedometer.}

Novembro 20, 2018, 16:0

Orientação

ORIENTADOR

Luís Alberto Gonçalves de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar