Dissertação

{pt_PT=Estudo da Aplicabilidade do JP-8 no Motor da VBR Pandur II 8x8 – Ensaios em Banco} {} EVALUATED

{pt=O principal objectivo desta investigação é testar o desempenho em termos de binário, potência e consumos do motor da Viatura Blindada de Rodas Pandur II 8x8 quando alimentado com o combustível Jet Propellant 8 (JP-8), fazendo a respectiva comparação com o diesel contribuindo para a implementação do Conceito de Combustível Único (utilização de um combustível único para viaturas terrestres e aeronaves no campo de batalha, por parte de todos os países membros da OTAN). Nos ensaios de carga máxima, o JP-8 aditivado foi o que apresentou valores superiores de binário de potência, e um menor valor de consumo específico e horário. A cargas variáveis (testadas a 1400 e 2000 rpm), apenas foi verificado um ligeiro aumento do consumo horário do diesel face aos outros dois combustíveis, desde cargas intermédias até cargas elevadas. Associa-se o melhor desempenho do JP-8 relativamente ao diesel se deve às elevadas pressões de injecção praticadas pelo sistema High Pressure Common Rail, presente neste motor, o que reduz o efeito do menor número de cetano face à melhor mistura com o ar do JP-8 dentro do cilindro. A substituição directa de diesel para JP-8 simples incorreria numa redução de custos de 52.6 %; e de 19.19% no caso de substituição de combustível por JP-8 aditivado. O aumento do teor de enxofre no óleo do motor indicia um maior aumento de desgaste do motor, quando este é alimentado com JP-8, uma vez que este possui uma maior percentagem mássica de enxofre que o diesel. , en=The main goal of this investigation is to test the engine of the wheeled armored vehicle Pandur II 8x8 fed with the Jet Propellant 8 (JP-8) fuel, and compare the engine performance with the normal diesel fuel thus contributing to the implementation of the Single Fuel Concept (application of one single fuel for ground vehicles and aircrafts on battlefield, by all armed forces of the NATO countries). On full load tests, treated JP-8 was the one with higher values of power and torque reached by the engine, and a lower value of brake specific fuel consumption (bsfc) and hourly consumption. At variable load tests, normal diesel fuel revealed a residual higher value of bsfc and hourly consumption, compared with the other two tested fuels, at medium to high loads. There’s reason to believe the good performance of the JP-8 fuel is due to the high fuel injection pressures exerted by the HPCR system equipping this engine, hence, reducing the effect of the lower cetane number, empowering a better fuel/air mixture effects provided by the lighter fuel (JP-8) inside the cylinder. A direct replace of the normal diesel fuel by the normal JP-8 fuel would result in a cost reduction of 52.6 %, and this reduction would be of 19.19% if that replacement was done by treated JP-8. The increasing sulfur content among the engine oil suggests that an engine working with JP-8 fuel may be subjected to an increasing wear, due to the higher sulfur content among this fuel. }
{pt=Combustível, Potência, Binário, Consumo Específico, Pressão de injecção, en=Fuel, Power, Load, Brake Specific Fuel Consumption, Injection Pressure}

Novembro 29, 2018, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Eduardo De Barros Teixeira Borges

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Énio Rodrigo Pereira Chambel

Academia Militar

Major de Material