Dissertação

{pt_PT=Avaliação energética da alocação de autocarros a rotas específicas} {} EVALUATED

{pt=O sector dos transportes, em Portugal, representa mais de 36.9% do consumo de energia final, onde os transportes públicos representam menos de 9% do consumo utilizado em transportes. Pretendeu-se estudar e simular o consumo de energia de autocarros em diferentes rotas, de modo a alocá-los obtendo uma melhor eficiência energética. Foi desenvolvida uma ferramenta, através de um procedimento experimental, onde foram feitas medições em viaturas da Rodoviária de Lisboa em condições reais. A metodologia apresentada nesta dissertação foi calibrada e validada, apresentando um erro médio de 4.3%. Concluiu-se que a alocação de viaturas tem um potencial de redução de consumo de 3.8%, para a presente realidade da empresa, considerando apenas viaturas já existentes, não implicando qualquer investimento financeiro e representando uma redução de cerca de 805 toneladas de emissões de CO2, 1946kg de CO, 8565kg de NOX e 241kg de partículas. Por outro lado, foi avaliada a situação ideal, em que se promoveria a substituição de viaturas Citaro com motorizações OM 457, por outras com motorizações OM 906, as quais teriam potência suficiente para realizar os trajectos. Com a substituição de viaturas, o potencial de redução de consumo seria de 9.3%, obtendo-se uma redução de 1849 toneladas de emissões de CO2, 4704kg de CO, 20711kg de NOX e 583kg de partículas. A introdução desta ferramenta na empresa tem potencial para uma melhor alocação das viaturas existentes, bem como para facilitar na escolha para a aquisição de novas viaturas e respetiva distribuição. , en=In Portugal, the transport sector represents more than 36.9% of the final energy consumption, with public transports contributing with less than 9% of the consumption used in transports. This study aims at simulating and assessing the energy consumption of buses in several routes, in order to allocate them, obtaining a better energy efficiency. A tool was created through an experimental proceeding, where measurements were made in real driving conditions with vehicles of "Rodoviária de Lisboa". The methodology here presented was calibrated and validated, comparing the estimated energy consumption with the real energy consumption for 20 travels, showing a 4.3% average error. A more adequate vehicles’ allocation has the potential of reducing energy consumption by 3.8%, for the present reality of the company, allocating only the existing vehicles, without any extra investment. This would represents a reduction of about 805 tons of CO2 emissions, 1946kg of CO, 8556kg of NOX and 241kg of particles. On the other hand, a more adequate situation was evaluated, where replacing the Citaro vehicle with the OM 457 motorization by others with the OM 906 motorization, since this will have enough power to make the courses. The potential reduction of fuel consumption would be of 9.3%, reducing 1849 tons of CO2 emissions, 4704kg of CO, 20711kg of NOX and 583kg of particles. The introduction of this tool in the company would enabled a better allocation of the existing vehicles, and also makes the choice of new vehicles and its allocations easier. }
{pt=veículos pesados de passageiros, alocação de viaturas, combustíveis, eficiência energética, transportes, en=heavy passenger vehicles, vehicles allocation, fuels, energy efficiency, transports}

novembro 28, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gonçalo Nuno de Oliveira Duarte

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)

Especialista

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN)

Especialista