Dissertação

{pt_PT=Análise de novos procedimentos operacionais de gestão de chegadas em espaço aéreo terminal} {} EVALUATED

{pt=Neste trabalho foi efectuado o estudo de um novo procedimento nas chegadas ao aeroporto de Lisboa: sistema de Point Merge. Foram analisados todos os procedimentos do espaço aéreo terminal de Lisboa, utilizados actualmente, e posteriormente procedeu-se ao desenvolvimento de 8 cenários com o sistema de Point Merge implementado e um cenário de referência como base de comparação. Nas simulações foi utilizado o RAMS Plus, um software de Fast-Time Simulations, que permitiu desenvolver estes 9 cenários e fazer a análise aos seus resultados. Foi ainda analisada a distância percorrida pelas chegadas dentro da TMA de Lisboa. Por forma a calcular a capacidade dos sectores de cada um dos cenários foi utilizado o método CAPAN. , en=In this dissertation a new arrival procedure to Lisbon airport was studied: Point Merge system. All the procedures of Lisbon terminal airspace, currently used, were analyzed, followed by the development of 8 scenarios with the implemented Point Merge system and, in addition, a reference scenario was created to work as a baseline. All the simulations were performed using the RAMS Plus, a Fast-Time Simulations software, which allowed the development and result analysis of these 9 scenarios. It was also analyzed the distance flown per arrival aircraft inside Lisbon TMA. In order to calculate the sectors capacity of each scenario the CAPAN method was used.}
{pt=Capacidade, CAPAN, Espaço Aéreo Terminal de Lisboa, RAMS Plus, Sistema Point Merge, en=Capacity, CAPAN, Lisbon Terminal Airspace, Point Merge System, RAMS Plus}

junho 24, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Ruas

ORIENTADOR

Pedro Da Graça Tavares Álvares Serrão

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar