Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

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LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Novas Configurações de Veículos Aeroespaciais

Nível

Avalição continua constituida por 4 mini-testes nas aulas (50%) ou exame final mais um trabalho em grupo (50%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de compreender a aerodinâmica e estabilidade de configurações de aeronaves que não sejam a configuração usual de uma aeronave simétrica com uma fuselagem cilindrica, asa fixa, e estabilidzaor traseiro com superficies horizontais e verticais.

Programa

Estudo preliminar da configuração básica. Estudo de maneiras não convecionais de gerar sustentação, asa rotativa e asa com batimento. Aerodinâmica não estacionária. Sustentação hidrostática. Estudo de configurações não usuais: Sem simetria, com várias fuselagens, com e sem superficies estabilizadoras traseiras.

Metodologia de avaliação

Avalição continua constituida por 4 mini-testes nas aulas (50%) ou exame final mais um trabalho em grupo (50%).

Pré-requisitos

Aerodinâmica I, Estabilidade de voo

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Na realização dos projectos é estimulada a adopção de diferentes abordagens para a resolução dos problemas em questão, bem como a análise dos resultados potenciais nas vertentes de projecto, operacional e económica, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de um Pensamento Crítico e Inovador. Adicionalmente, o trabalho em equipa e a apresentação oral destes projectos contribuem para o desenvolvimento das Competências Interpessoais.

Bibliografia

Principal

Aerodynamics of Low Reynolds Number Flyers

W. SHYY, Y. LIAN, J. DRAGOS VIIERU, H. LIU

2009

Cambridge University Press


Secundária

Unmanned Aircraft Systems

Kimon, P. Valavanis, Les Piegl, Paul Oh

2016

Springer International Publishing


Principles of helicopter aerodynamics

Gordon Leishman

2006

Cambridge Aerospace Series, Cambridge University Press


Flight Performance of Fixed and Rotary Wing Aircraft

Antonio Filippone

2006

Butterworth-Heinemann