Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Minors > Minor de Modelação Multidisciplinar > Propagação e Dissipação

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 2 > Propagação e Dissipação

Nível

Apresentações orais e discussões de trabalhos (50%), exame final (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Analogias e diferenças entre fenómenos não-estacionários do tipo onda ou difusão ou combinados, em fluidos, sólidos, dieléctricos ou outros meios homogéneos ou heterogéneos, incluindo interfaces, obstáculos, fontes, fenómenos não lineares e sua ocorrência na terra e espaço e utilização na concepção de veículos e aparelhos.

Programa

1. Analogias entre: (i) ondas sonoras; (ii) ondas electromagnéticas ; vibrações de (iii) cordas, (iv) membranas, (v) barras, (vi) vigas e (vii) placas elásticas; (viii) ondas em meios elásticos tridimensionais; (ix) ondas hidráulicas de superfície; (x) ondas magneto hidrodinâmicas. 2. Analogias entre: (i) condução de calor não estacionária, (ii) difusão de massa em meios multifásicos e (iii) dissipação eléctrica pelos efeitos de Ohm e Hall. 3. Propagação de ondas isótropas e anisótropas, dispersivas e não-dispersivas em meios com ou sem dissipação. Ondas não-lineares e formação de choques. 4. Reflexão, transmissão e absorção de ondas incidentes em interfaces irregulares entre meios distintos em movimento. 5. Geração de ondas e difusão a partir de fontes multipolares pontuais e distribuições finitas ou infinitas. 6. Ondas em meios heterogéneos 7. Acústica de meios heterogéneos em movimento 8. Ondas, modos, dissipação e radiação em instrumentos musicais

Metodologia de avaliação

Apresentações orais e discussões de trabalhos (50%), exame final (50%)

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

Competências Intrapessoais e gestão de tempo

Bibliografia

Principal

Mathematics and Physiscs for Science and Technology

L.M.B.C. Campos

2019

CRC Press


Secundária

Waves in Fluids

M.J. Lighthill

1978

Cambridge University Press


Acoustics of Musical Instruments

A. Chaigne and J. Kergomard

2016

Springer


Wave Motion

J. Billingham and A. King

2000

Cambridge University Press