Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Materiais Estruturais

Activa nos planos curriculares

MEM 2017 > MEM 2017 > 1º Ciclo > Materiais Metálicos

LEMat 2021 > LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Materiais Metálicos

MCEM04/06 > Mcem04/06 > Tronco Comum > Materiais Metálicos

Nível

A metodologia de ensino basear se à na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

1.5 h/semana

98.0 h/semestre

Objectivos

O aluno deverá ser capaz de estabelecer as relações entre os tratamentos térmicos e o desempenho das ligas metálicas. O aluno deverá saber identificar a estrutura, as propriedades e aplicações dos vários tipos de aços, ferros fundidos, e ligas não ferrosas (ligas de alumínio, magnésio, cobre, titânio, níquel e cobalto, outras ligas).

Programa

Ligas ferrosas. Aços:composição, estrutura e propriedades. Tratamentos térmicos. Tratamentos superficiais. Tratamentos termoquímicos e estrutura e propriedades; aplicações. Aços carbono e ligados. Aços para ferramentas. Aços inoxidáveis e refractários. Aplicações. Desenho de aços inoxidáveis e refractários. Normas. Ferros fundidos. Estrutura, propriedades, aplicações, fabrico. Normas. Ligas leves. Metalurgia do Al, Mg, Ti: estrutura e propriedades, elementos de liga. Ligas de Al: composição, estrutura e propriedades. Tratamentos térmicos.Endurecimento. Ligas de Mg: composição, estrutura e propriedades. Ligas de Ti: composição, estrutura e propriedades. Tratamentos térmicos. Aplicações das ligas leves. Normas. Metalurgia física do Cu: propriedades e estrutura, elementos de liga. Ligas de Cu: composição, estrutura, propriedades e aplicações. Normas. Ligas de Ni e Co para aplicações de elevada temperatura: composição, estrutura, propriedades e aplicações. Normas. Outras ligas metálicas.

Metodologia de avaliação

A metodologia de ensino basear se à na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas de demonstração e trabalhos experimentais.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The Structure and Properties of Engineering Alloys

W. F. Smith

1993

2nd edition, MCGrawHill


Steels, Heat Treatment and Processing Principles

G. Krauss

1990

ASM International


Light Alloys, Metallurgy of the Light Metals

J. Polmear

1995

Edward Arnold