Disciplina

Área

Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia

Activa nos planos curriculares

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Formação Especializada em Energias Renováveis > Opção > Energia das Correntes Marítimas

DFAERMar2012 > DFAERMar2012 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Isoladas Adicionais > Energia das Correntes Marítimas

Nível

2 testes e/ou exame.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.4 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Após a conclusão da unidade curricular o aluno: • Estará familiarizado com os fundamentos da teoria hidrodinâmica das turbinas de corrente marítimas (BEM); • terá conhecimento introdutório da modelação numérica da hidrodinâmica de sistemas de energia das correntes, e da simulação do seu controlo; • terá conhecimento introdutório de técnicas de ensaio e de monitorização de sistemas de energia do oceano; • estará familiarizado com o estado da arte dos equipamentos electro-mecânicos de conversão de energia em turbinas de correntes de maré; • adquiriu os conhecimentos básicos relativos aos sistemas de amarração e ancoramento marítimos; • estará familiarizado com o projecto e configuração de parques de dispositivos de aproveitamento de energia oceânica.

Programa

Turbinas de corrente marítima. Tipos de turbinas. Modelos hidrodinâmicos: Quantidade de Movimento de Elementos de Pás (BEM), Linha Sustentadora (LL), Elementos de Fronteira (IBEM). Características de perfis alares e análise. Cavitação e resistência. Critérios de projecto. Interacção entre turbinas num parque. Princípio de funcionamento e componentes de turbinas de ar, turbinas hidráulicas, sistemas óleo-hidráulicos , geradores eléctricos rotativos e lineares, e sistemas de armazenamento de energia em energia oceânica. Classificação de estruturas offshore; cargas, custos e materiais para sistemas de amarração e ancoragem; diferentes tipos de sistemas de amarração e arranjo de sistemas de amarração para parques. Análise de parques de turbinas de correntes de maré.

Metodologia de avaliação

2 testes e/ou exame.

Bibliografia

Principal

The Analysis of Tidal Stream Power

Jack Hardisty

2009

”, John Wiley & Sons, ISBN 978-0-470-72451-4.


Ocean Energy: Tide and Tidal Power

Roger H. Charlier, Charles W. Finkl

2009

Springer, ISBN: 3540779310


Lecture Notes. To be produced.

----

----

----