Disciplina

Área

Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia

Activa nos planos curriculares

DFAERMar2012 > DFAERMar2012 > 3º Ciclo > Formação Comum > Tecnologias dos Sistemas de Energia do Oceano

Nível

Testes/Exame.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.7 h/semana

0.4 h/semana

1.8 h/semana

142.0 h/semestre

Objectivos

Após a conclusão da unidade curricular pretende-se que o aluno: • esteja familiarizado com o estado da arte dos equipamentos electro-mecânicos de conversão de energia das ondas e de turbinas de correntes de maré; • adquira os conhecimentos básicos relativos aos sistemas de amarração e ancoramento marítimos; • esteja familiarizado com o projecto e configuração de parques de dispositivos de aproveitamento de energia oceânica; • esteja habilitado para distinguir os diferentes componentes e tipos de projecto de redes eléctricas offshore; • adquira os conhecimentos básicos relativos aos requisitos de instalação, operação e manutenção de sistemas de energias das ondas e de correntes de maré; • esteja consciente dos requisitos e problemas associados à segurança marítima.

Programa

Princípio de funcionamento e componentes de turbinas de ar, turbinas hidráulicas, sistemas óleo-hidráulicos , geradores eléctricos rotativos e lineares, e sistemas de armazenamento de energia em energia oceânica. Classificação de estruturas offshore; cargas, custos e materiais para sistemas de amarração e ancoragem; diferentes tipos de sistemas de amarração e arranjo de sistemas de amarração para parques. Interferência entre sistemas de amarração de dispositivos de energia das ondas e métodos de optimização do seu layout em parques. Análise de parques de turbinas de correntes de maré. Estrutura e componentes de uma rede eléctrica offshore, tecnologia dos cabos eléctricos, projecto eléctrico (HVDC vs AC), integração com a rede eléctrica de distribuição em terra e integração na rede de transporte nacional; exemplos e casos de estudo. Operações offshore programadas e não programadas; sistemas de gestão de operações, procedimentos de manutenção, análise de risco e planos de inspecção, exemplos de estudo. Introdução às operações offshore; embarcações, equipamento e pessoal, planeamento e licenciamento, princípios, legislação e normas de segurança.

Metodologia de avaliação

Testes/Exame.

Bibliografia

Principal

Comprehensive renewable energy: ocean energy

A. Sayigh

2012

Elsevier


Ocean wave energy: current status and future perspectives

J. Cruz,

2008

Elsevier


Handbook of offshore engineering

S. Chakrabarti

2005

Elsevier, Vol. 2.


• Guidelines on design and operation of wave energy converters

----

2005

Carbon Trust


• Guidelines for health and safety in the marine energy industry

----

2008

EMEC


Mooring systems for wave energy converters: A review of design issues and choices, Proceedings of the 3rd International Conference on Marine Renewable Energy, (MAREC)

----

2004

Blyth, UK


On the configuration of arrays of floating wave energy converters

B. Child

2011

PhD thesis, University of Edinburgh.


Transmission alternatives for offshore electrical power. Renewable and Sustainable Energy Reviews 13, 1027–1038, 2009.

I. Alegría et al.

2009

----


Wave energy transmission system concepts for linear generator arrays. Ocean Engineering 31, 1339–1349

K. Thorburn et al

2004

----