Disciplina
Liderança e Coaching de Equipas
Área
Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial
Activa nos planos curriculares
CELSSBB2012 > CELSSBB2012 > 3º Ciclo > Liderança e Coaching de Equipas
Nível
14 questões no exame final. O exame final tem um peso de 40%.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
0.89 h/semana
Objectivos
Identificar as principais estratégias e opções nos processos de gestão das pessoas e contribuir para a compreensão das consequências dessas opções e estratégias; Desenvolver uma abordagem abrangente e sistémica para compreender o desempenho humano nas organizações; Conhecer e compreender as principais teorias e modelos de liderança; Saber distinguir entre liderança e gestão; Desenvolver competências-chave para uma liderança eficaz; Pretende-se conhecer e aplicar os princípios fundamentais do Coaching: aumento da eficácia pessoal e organizacional. Identificar estratégias conscientes e inconscientes de diálogo interno e foco do mindset no winning cycle versus losing cycle. Treinar a atitude de líder-coach e aplicar ferramentas de coaching com foco num desempenho eficaz, melhorando o rapport, o backtracking, a articulação e a capacidade de dar e receber feedback.
Programa
Liderar Pessoas em Processos de Melhoria Contínua • A teoria do capital humano • Melhores práticas na gestão das pessoas • Processos, pessoas e resultados Liderança e Gestão • As teorias base e modelos de liderança • A dicotomia «liderança/gestão» • Clarificação da fronteira entre o gestor e o líder • Competências-chave de liderança Coaching • Processo de coaching no contexto organizacional. Motivação – estado de recursos – the owner strategy e self-talk • Impacto do coaching na arte de trabalhar em equipa – o poder da escuta ativa, da observação consciente e da arte de perguntar na relação entre coach e coachee • Do conceito ao comportamento observável • Visão sistémica vs visão de túnel • Calibração, sincronização, espelhamento, condução, rapport, backtracking, articulação, feedback. • Estabelecer objetivos, stepping, ecologia das decisões, cenários de hipóteses e assunção da responsabilidade pela ação
Metodologia de avaliação
14 questões no exame final. O exame final tem um peso de 40%.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Joseph O’Connor & Andrea Lages