Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Informática Industrial

Activa nos planos curriculares

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas > Visão Computacional

Nível

Realização de dois trabalhos, cada um com um peso de 50% na nota final. Realização obrigatória de prova oral para notas acima de 17 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo desta disciplina é introduzir os alunos em Visão Computacional, uma área de importância crescente nas ciências da engenharia, nomeadamente em Engenharia Mecânica. Os primeiros tópicos introduzidos irão permitir resolver problemas como os de controlo de qualidade em tempo real ou reconhecimento baseados em imagens. Outros tópicos, relacionados com a geometria da aquisição de imagens, irão serão aplicados ao posicionamento e à reconstrução 3‐D. Finalmente, os alunos serão introduzidos a diferentes áreas de aplicação da visão computacional em engenharia, como a inspecção visual automática, posicionamento, soldadura e controlo de robôs por visão.

Programa

COMPONENTES DE UM SISTEMA DE VISÃO: equipamentos de iluminação; câmaras. REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS: espaços de cor; conversão entre espaços de cor; representação de imagens em níveis de cinzento; histograma de imagens; imagens binárias; binarização manual e automática. OPERAÇÕES BÁSICAS SOBRE IMAGENS: operações sobre histogramas; filtros lineares; filtros morfológicos. SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS: detecção de linhas pontos e arestas; transformadas de Hough; detecção de cantos; segmentação baseada em regiões; a transformada watershed. DESCRIÇÃO DE IMAGENS: representação a partir de contornos; descritores de fronteiras; descritores regionais; descritores de texturas. MODELAÇÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO: conceitos básicos de óptica; conceitos básicos de radiometria; modelação geométrica do processo de aquisição; parâmetros intrínsecos e extrínsecos das câmaras; calibração de câmaras. VISÃO ESTÉREO: problema da correspondência; geometria epipolar; reconstrução 3‐D. APLICAÇÕES: inspecção visual automática; seguimento a partir de imagens; soldadura; controlo de robôs por visão.

Metodologia de avaliação

Realização de dois trabalhos, cada um com um peso de 50% na nota final. Realização obrigatória de prova oral para notas acima de 17 valores.

Bibliografia

Principal

Cópia dos slides usados na disciplina.

Pinto, J. R. Caldas

----

IST


Digital Image Processing using Matlab

R. Gonzalez, R. Woods, S. Eddins

2004

Prentice Hall


An Introduction to 3D Computer Vision Techniques and Algorithms

Bogusław Cyganek and J. Paul Siebert,

2009

John Wiley & Sons, Ltd


Software a ser usado: matlab (toolbox de processamento de imagem)

----

----

----


Secundária

Introductory Techniques for 3‐D Computer Vision

Trucco , Alessandro Verri

1998

Prentice Hall


Computer Vision, a Modern Approach

D. Forsyth, J. Ponce

2003

Prentice Hall


Three‐Dimensional Computer Vision a Geometric Approach

O. Faugeras

1993

The MIT Press