Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Controlo, Automação e Robótica

Activa nos planos curriculares

MEMec 2021 > MEMec 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Sistemas > Identificação de Sistemas

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas > Identificação de Sistemas

Nível

Exame ou dois testes de duração 1 hora com hipótese de repetição de um dos testes na época de exame (50%). Projecto de Laboratório com dois relatórios entregues (50%). Nota mínima: 9.5 valores (em 20) em cada componente (exame, cada teste e cada relatório de projeto).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O aluno será exposto a exemplos reais de sistemas de controlo em engenharia considerando variação no tempo dos parâmetros, ruído e incerteza. O aluno adquirirá competências de modelação e identificação de processos determinísticos e estocásticos, contínuos e discretos no tempo, em que esses aspetos são relevantes. São utilizadas ferramentas no ambiente MATLAB/Simulink, sendo realizado um trabalho experimental.

Programa

Análise de sistemas de controlo em engenharia: ruído e incerteza; limitações e degradação de desempenho; modelos contínuos e discretos variantes no tempo; a necessidade de identificar. Modelação e identificação de sistemas determinísticos: incerteza no modelo; identificação nos domínios do tempo (método da desconvolução) e da frequência (método de Bode e de Levy); identificação em anel fechado. Sinais estocásticos: caracterização de ruído e de sinais estocásticos no domínio do tempo (método da correlação) e da frequência; estacionaridade e ergodicidade; funções de correlação e de covariância; espectro; estimação. Modelação e identificação de sistemas estocásticos: modelação e análise; filtragem, simulação e predição; identificação no domínio do tempo (modelos ARMAX, BJ) e da frequência; estimação por mínimos quadrados e mínimos quadrados recursivos; identificação em anel fechado; controlo de variância mínima.

Metodologia de avaliação

Exame ou dois testes de duração 1 hora com hipótese de repetição de um dos testes na época de exame (50%). Projecto de Laboratório com dois relatórios entregues (50%). Nota mínima: 9.5 valores (em 20) em cada componente (exame, cada teste e cada relatório de projeto).

Pré-requisitos

Aprovação em Controlo de Sistemas ou UC equivalente.

Componente Laboratorial

1. Modelação e Identificação no tempo e frequência de um sistema por via de métodos deterministicos. 2. Identificação no tempo e frequência de um sistema por via de métodos estocásticos.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Programação em Matlab/Simulink.

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas) - 20% da componente de avaliação do Trabalho Laboratorial Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.) - 10% da componente de avaliação do Trabalho Laboratorial Competências Intrapessoais (p.e. autodisciplina, entusiasmo, perseverança, auto motivação, etc.) - 5% da componente de avaliação do Trabalho Laboratorial

Bibliografia

Principal

"System Identification: theory for the user"

L. Ljung

1999

Prentice-Hall


"Random Data: Analysis and Measurement Procedures"

J. S. Bendat and A. G. Piersol

2010

Wiley.


"Time Series Analysis: Forecasting and Control"

G. E. Box, G. M. Jenkins and G. C. Reinsel

2008

Wiley.