Disciplina

Área

Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Tecnologia Mecânica

Activa nos planos curriculares

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Produção > Opções de Produção 2 > Micro-Fabrico

Nível

Realização de um teste sobre a totalidade da matéria (50%) e de um projecto em grupo que consiste no planeamento e execução do processo de fabrico de um micro-componente (50%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular complementa os conhecimentos adquiridos no domínio das tecnologias de fabrico convencionais com os conceitos fundamentais que servem de suporte às tecnologias de micro-fabrico. Pretende-se desenvolver no aluno a capacidade para conceber e projectar processos de fabrico que permitam produzir componentes com geometrias compreendidas entre as centenas de micrómetros e alguns milímetros, numa gama alargada de materiais e através de metodologias que se baseiam na miniaturização dos processos de fabrico convencionais. São considerados diversas tecnologias de micro-fabrico e abordados os aspectos fundamentais relacionados com o comportamento mecânico dos materiais, as máquinas-ferramenta, as ferramentas, as estratégias de fabrico, os procedi-mentos de manipulação, medida, montagem e os custos.

Programa

1. Introdução às tecnologias de micro-fabrico 2. Aspectos fenomenológicos 2.1 Enquadramento de conceitos fundamentais da física, química e materiais nas tecnologias de micro-fabrico 2.1 Fenómenos de superfície 2.2 Fenómenos de volume 3. Tecnologias de micro-processamento mecânico de materiais 3.1 Micro-deformação plástica 3.2 Micro-maquinagem 4. Tecnologias de micro-processamento térmico de materiais 4.1 Micro-soldadura e tecnologias afins 4.2 Micro-electroerosão 5. Tecnologias de micro-processamento químico de materiais. 5.1 Micro-maquinagem electroquímica. 6. Máquinas-ferramenta 6.1 Máquinas-ferramenta de precisão e máquinas-ferramenta dedicadas 6.2 Máquinas-ferramenta híbridas reconfiguráveis. 7. Instalações industriais 6.1 Aspectos técnicos de instalações para micro-fabrico 6.2 Manipulação, montagem e controlo de qualidade 6.3 Higiene e segurança no trabalho 8. Selecção de tecnologias de micro-fabrico em função de atributos relacionados com os materiais, o tipo de produto (geometria, peso, tolerâncias dimensionais e rugosidade), a série de fabrico e o custo.

Metodologia de avaliação

Realização de um teste sobre a totalidade da matéria (50%) e de um projecto em grupo que consiste no planeamento e execução do processo de fabrico de um micro-componente (50%).

Bibliografia

Principal

Manual de Micromanufactura

Vários

2008

CEMICRO, Edições Centimfe


Micromanufacturing Engineering and Technology

Elsevier

2010

Qin Y.


Micro-Manufacturing: Design and Manufacturing of Micro-Products

Koc M. and Ozel T.

2011

Wiley-Blackwell