Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Tronco Comum > Planeamento de Missões Espaciais

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço > Planeamento de Missões Espaciais

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço > Planeamento de Missões Espaciais

Nível

Relatório(s) e Apresentação(ões)de trabalho(s), programa(s) informático(s) e Projecto com discussão (100%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Após dominar todos os aspectos básicos da dinâmica do voo espacial, é necessário aprofundar e consolidar esse conhecimento através do contacto com a problemática global de definição de missões espaciais em todos os seus aspectos, sintetizando todas as disciplinas contribuintes numa visão sistémica de alto nível. Após completar esta disciplina com sucesso, deverá ser possível identificar, formular e abordar problemas relacionados com a análise e design de missões espaciais, tanto do ponto de vista do processo de design como do ponto de vista da missão como um todo. Será capaz de definir e planear uma missão espacial nas suas linhas principais e compreender quais os seus requisitos e as necessidades para a sua definição.

Programa

O Processo de análise e design de missões espaciais: Abordagens e técnicas; análise de trade-off; engenharia de sistemas; design concorrente. Revisão da mecânica orbital: factores a considerar; órbitas; constelações. Planeamento de missão: Manobras; observação da Terra; efeito das perturbações; factores a considerar Astrodinâmica: Técnicas de perturbação; as equações planetárias de Lagrange; determinação de trajectórias; impulso contínuo; integração numérica; Lambert solvers; análise de missões interplanetárias Do lançamento ao fim da missão: Operações de lançamento; operações em órbita; movimento relativo; estações terrestres; reentrada e fim de vida Ambiente e missões espaciais: Factores a considerar; missões tripuladas; protecção biológica. Segurança, comercialização e Qualidade: Product assurance; construção e teste; confiabilidade; análises de risco; revisão crítica do design; modelos de custo; Subsistemas: Características e dificuldades.

Metodologia de avaliação

Relatório(s) e Apresentação(ões)de trabalho(s), programa(s) informático(s) e Projecto com discussão (100%)

Pré-requisitos

Mecânica Orbital

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador (100%), Competências Interpessoais (60%), Competências Intrapessoais (100%), Cidadania Global (60%), Literacia da informação e dos media (30%).

Bibliografia

Principal

Spacecraft Systems Engineering (Third Edition)

P. Fortescue, J. Stark & G. Swinerd

2003

Wiley


Space Mission Engineering: The New SMAD

J. R. Wertz, D. F. Everett, J. J. Puschell (Editors)

2011

Microcosm


Elements of Spacecraft Design

C. Brown

2002

AIAA


Secundária

Fundamentals of Astrodynamics and Applications, 4th Edition

David A. Vallado

2013

Microcosm


Satellite Orbits: Models, Methods, and Applications, 2nd ed.

O. Montenbruck and E. Gill

2000

Springer


Orbital Mechanics, 2nd ed.

J. E. Prussing & B. A. Conway

2103

Oxford UP.


Interplanetary Mission Analysis and Design

S. Kemble

2006

Springer