Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

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Nível

A Classificação Final é formada por duas componentes independentes de avaliação: - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Projecto realizado em grupo, avaliado com base em relatório escrito e apresentação oral (60%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Conhecimento das principais fontes de emissão poluentes e acústicas com origem aeronáutica e mecanismos associados. Conhecimento das regras de certificação de emissões e ruído para aeronaves de transporte comercial. Fazer uso dos conhecimentos adquiridos para definir estratégias de operação e projecto de aeronaves "verdes".

Programa

Parte A: Estudo de Emissões Poluentes A1 - Conceitos Introdutórios. A2 - Principais Efeitos Ambientais da Poluição Atmosférica. A3 - Sistemas de Propulsão de Aeronaves. A4 - Emissões Poluentes de Motores de Aeronaves. A5 - Operação e Projecto de Aeronaves para Baixas Emissões. Parte B: Estudo de Emissões Acústicas B1 - Conceitos Introdutórios. B2 - Propagação do Som na Atmosfera. B3 - Medição do Ruído. B4 - Fontes de Ruído em Aeronaves.

Metodologia de avaliação

A Classificação Final é formada por duas componentes independentes de avaliação: - Mini-testes individuais realizados em aula (40%) - Projecto realizado em grupo, avaliado com base em relatório escrito e apresentação oral (60%)

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Na realização dos projectos é estimulada a adopção de diferentes abordagens para a resolução dos problemas em questão, bem como a análise dos resultados potenciais nas vertentes de projecto, operacional e económica, contribuindo deste modo para o desenvolvimento de um Pensamento Crítico e Inovador. Adicionalmente, o trabalho em equipa e a apresentação oral destes projectos contribuem para o desenvolvimento das Competências Interpessoais.

Bibliografia

Principal

Elements of Aircraft Pollution

G.J.J. Guijgrok, D.M. van Paassen

2012

Delft Academic Press


Elements of Aviation Acoustics

G.J.J. Guijgrok

2009

VSSD, Delft Academic Press


Secundária

ICAO Annex 16 - Environmental Protection - Volume I - Aircraft Noise

ICAO

2017

International Civil Aviation Organization


ICAO Annex 16 - Environmental Protection - Volume II - Aircraft Engine Emissions

ICAO

2017

International Civil Aviation Organization. https://store.icao.int/products/annex-16-environmental-protection-volume-ii-aircraft-engine-emissions - ICAO Annex 16 - Environmental Protection - Volume III - Aeroplane CO2 Emissions, 2017. International Civil Aviation Organization