Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2021 > MENO 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Análise de Estruturas Navais

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Sistemas Oceânicos > Opcionais > Análise de Estruturas Navais

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização > Projecto e Construção Naval > Análise de Estruturas Navais

Nível

Nota Final =0.80 (Projeto e relatório) +0.20 (Apresentação oral e discussão de projeto). Nota do Projeto terá de ser maior ou igual a 9.5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Ficar a conhecer métodos acuais de análise de estruturas navais. Compreender as implicações da escolha de diferentes modelos de estruturas. Saber analisar componentes de estruturas navais utilizando o método dos elementos finitos. Saber modelar e escolher as técnicas de solução de análise de estruturas com paredes finas. Saber analisar os hot-spots e as fendas de fadiga, estabilidade estrutural, resistência não linear, efeitos térmicos, incluindo distorção e tensões residuais em estruturas de navios intactas e degradadas. Conhecimento de técnicas de modelação e análise de estruturas navais com aplicação de programas comerciais.

Programa

Introdução em análise de estruturas navais baseada no método dos elementos finitos. Formulação direta e energética. Solução de elementos finitos para barra, vigas e grelhas e suas aplicações na análise de secção mestra, convés, costado e fundo do navio. Modelação e análise de estruturas navais secundarias, incluindo placas e painéis reforçados. Modelação e análise estrutural de módulos do casco de navio e aplicação de técnicas de sub-modelação. Analise de estruturas sujeitas a forças de corte, momento fletor e torsão. Aplicação do método dos elementos finitos para analisar os hotspots e fazer cálculos de mecânica de fratura. Simulação termal de soldadura e análise dos tensões e deformações residuais induzidas pela soldadura. Análise dinâmico, transiente, modal e resposta harmónica. Impacto não linear dos efeitos de imperfeições geométricas, de material e de estado. Analise não-linear de resistência ultima para estruturas intacta e degradas.

Metodologia de avaliação

Nota Final =0.80 (Projeto e relatório) +0.20 (Apresentação oral e discussão de projeto). Nota do Projeto terá de ser maior ou igual a 9.5 valores.

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento e implementação de aplicações em Matlab ou Excel e ANSYS. Estas componentess contribuem com cerca de 20% para a nota final.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, na apresentação de projeto. Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, nas apresentações e projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media. A percentagem de avaliação associada a essas competências é 20%.

Bibliografia

Principal

Concepts and Applications of Finite Element Analysis

Cook, R., Malkus, D., Plesha, M,

1989

John Wiley


Finite Elements: an Introduction

Becker, E. B., Carey, G. F. and Oden, J. T.

1981

Prentice-Hall


Ship Structural Design: A Rationally-Based, Computer-Aided Optimisation Approach

Hughes, O. F. ,

1998

Society of Naval Architects and Marine Engineers (SNAME), Jersey City, NJ


The Finite Element Method in Engineering Science

Zienkiewicz, O. C e Taylor, R. L,

1981

McGraw-Hill


Theory and Analysis of Plates: Classical and Numerical Methods ,

Szilard, R.

1974

Prentice-Hall


Finite Element Analysis ? Theory and Application with ANSYS

Saeed Moaveni

1999

Prentice-Hall


Analysis of Ship Structure,

Garbatov, Y.

2004

Lecture Notes, IST


Stresses in Plates and Shells ,

Ugural, A. C. ,

1981

McGraw-Hill


Finite Element Analysis: Theory and Application with ANSYS

S. Moaveni,

1999

Prentice-Hall


Theory and Analysis of Plates: Classical and Numerical Methods

R. Szilard

1974

Prentice-Hall