Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

DEAEN2006 > DEAEN2006 > 3º Ciclo > Avançada > Modelação e Análise da Agitação Marítima

Nível

Apresentações curtas (seminários) em tópicos específicos e artigos científicos selecionados (40%) e um projeto individual (60%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Compreender os diversos problemas do tráfego marítimo que se colocam ao nível das diversas situações de encontro de navios em mar aberto ou quando condicionados por águas restritas. Saber modelar, em termos gerais e específicos, problemas de tráfego marítimo, bem como, para cada situação reconhecida, saber caracterizar os desvios relativos entre os modelos concebidos e as realidades identificadas.

Programa

Engenharia de tráfego marítimo. Métodos de análise: passado, presente e perspectivas futuras. Comportamento do tráfego marítimo em situações de encontro. Modelação matemática. Análise do tráfego marítimo em situações de colisão. Análise de risco. Modelação e cálculo do risco de colisão para várias circunstâncias de encontro. Análise sobre acontecimentos reais e simulados. Teoria da decisão em tráfego marítimo. Estudo dos factores que afectam a tomada de decisão. Sistemas anti colisão e esquemas de separação de tráfego marítimo: estudo dos factores condicionantes de dimensionamento. Gestão e controlo do tráfego marítimo em situações de congestionamento. Serviços de tráfego marítimo costeiro e portuário (VTS): conceitos para o seu dimensionamento, implementação e gestão.

Metodologia de avaliação

Apresentações curtas (seminários) em tópicos específicos e artigos científicos selecionados (40%) e um projeto individual (60%)

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em: - Pensamento crítico e inovador e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento dos seminários em tópicos selecionados e do projeto da UC. - Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação oral e escrita, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, gestão do tempo, perseverança, auto-motivação), no desenvolvimento de seminarios e do projeto da UC e sua apresentação e discussão. - Literacia da informação e dos media desenvolvida através da pesquisa de informação e utilização de ferramentas informáticas no desenvolvimento do projeto da UC, elaboração do relatório e apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências é da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Mathematical Aspects of Marine Traffic: Academic Press, London. 1979 Academic Press, London.

S.H. Hollingdale

1979


A Guide to the Collision Avoidance Rules: Stanford Maritime, London.

A.N. Cockcroff and J.N.F. Lameijer

1984


Some Ship Disasters and their Causes: , Hutchinson, London.

K.C. Barnaby

1968


Maritime transportation: Safety management and risk analysis (1st ed.), Routeledge.   

S. Kristiansen

2005