Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente

Activa nos planos curriculares

DEAEAmb2006 > DEAEAmb2006 > 3º Ciclo > Opcional > Energia e Atmosfera

DEAEMec2006 > DEAEMec2006 > 3º Ciclo > Energia e Atmosfera

Nível

-Relatório final escrito sobre trabalho realizado (trabalhos em laboratório, análises de “casos de estudo” na indústria ou um tema livre) e uma apresentação oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

140.0 h/semestre

Objectivos

O ensino da disciplina de Energia e Atmosfera tem como objectivos proporcionar a compreensão dos conceitos básicos e dos prin-cípios físicos associados à interacção massa/energia entre a atmosfera e os sistema de conversão de energia com a consequente implicação a nível da bioesfera. Neste sentido é explorada a relação entre modelos físicos/matemáticos de previsão (e.g. emis-são/dispersão de poluentes, ser vivo/atmosfera) e a necessidade de construir bases de dados de validação recorrendo objectiva-mente a sistemas de aquisição e processamento de dados adequados à natureza do fenómeno e à sua modelação. Pretende-se assim potenciar, num contexto pluridisciplinar, a formação de base adquirida pelos alunos em áreas à partida diversas, incentivando a sua participação em trabalhos de modelação físico-experimental

Programa

Introdução a sistemas de diagnóstico intrusivo e não intrusivo. Modelação matemática dos sistemas de diagnóstico para interpretação e validação de dados. Introdução a sistemas de aquisição e processamento de dados. Análise estatística e de erros adequada à natureza do fenómeno e à necessidade de modelação fisica. Sistemas de validação de dados e preenchimento de lacunas (gap-filling). Métodos micro meteorológicos para medida dos fluxos de massa e energia na camada limite atmosférica. Modelação Fisico-Matemática e Micrometeorologia da floresta. Micrometeorologia urbana, Características da turbulência na camada limite atmosférica, Características da turbulência na camada limite planetária, Interacções planta atmosfera, Ecohidrologia Formulação de modelos. Escolha de variáveis. Derivação da equação de input/output. Comportamento do modelo e re-interpretação dos resultados experimentais.

Metodologia de avaliação

-Relatório final escrito sobre trabalho realizado (trabalhos em laboratório, análises de “casos de estudo” na indústria ou um tema livre) e uma apresentação oral.

Bibliografia

Principal

Random Data: Analysis and Measurement Procedures

Bendat, J.S. and Piersol, A.G.

1971

Wiley-Interscience, New York


Air Pollition Science for the 21st Century

J. Austin, P. Brimblecomb and W. Sturges

2002

Elesevier


Ecological climatology, Concepts and applications,

Bonan, Gordon

2002

Cambridge University Press