Disciplina

Área

Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia

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Nível

Avaliação exame final e dois projectos: Nota final: 0,25 P1 + 0,25 P2 +0,50 Ex Nota mínima no exame 7 valores em 20.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

6.0 h/semana

1.0 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Compreensão dos fenómenos físicos que dão origem à resistência ao avanço de navios e dos princípios físicos envolvidos na propulsão de navios. Compreensão dos métodos experimentais com recurso de ensaios com modelos para a determinação da resistência e da potência requerida para a propulsão de navios. Utilização de métodos estatísticos para a previsão da resistência e potência propulsiva. Projecto preliminar de um hélice propulsor.

Programa

Análise dimensional. Teoria da semelhança e ensaios com modelos. Aplicações a ondas gravíticas, resistência ao avanço e sustentação de asas e à cavitação. Escoamento em torno de corpos. Escoamento potencial de um fluido perfeito. Introdução à teoria da camada limite. Decomposição da resistência do navio. Ensaio de resistência e extrapolação da resistência. Métodos aproximados de previsão da resistência. Séries sistemáticas. Métodos estatísticos. Teoria da sustentação em perfis alares. Efeitos tridimensionais na sustentação e resistência. Efeitos da cavitação.Tipos de propulsores. Hélices Propulsores. Geometria do hélice. Teoria da quantidade de movimento e dos elementos de pá. Projecto preliminar de hélices. Ensaios com modelos reduzidos. Diagrama de águas livres. Cavitação e os seus efeitos. Previsão da potência do navio. Ensaios de propulsão. Curva da potência-velocidade de rotação. Métodos estatísticos.

Metodologia de avaliação

Avaliação exame final e dois projectos: Nota final: 0,25 P1 + 0,25 P2 +0,50 Ex Nota mínima no exame 7 valores em 20.

Pré-requisitos

Mecânica dos Fluidos, Programação básica.

Componente Laboratorial

Demonstração nos Laboratórios de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos. Laboratório computacional.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral todo o aluno deve ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Os alunos correm o programa QPROP-DESP para a previsão estatística da resistêncisa e da potência do navio e projecto preliminar do hélice: P1 Os alunos desenvolvem um pequeno programa para análise de um hélice propulsor com a teoria da quantidade de movimento e dos elementos de pá. Projecto P2

Componente de Competências Transversais

Os projectos são tarefas de grupo. Ambos os projectos serão apresentados e discutidos em exame oral. Estas tarefas requerem pensamento crítico e inovativo, contribuem para o trabalho em equipa e melhoram a comunicação científica e técnica entre futuros engenheiros.

Bibliografia

Principal

"Fundamentals of Ship Hydrodynamics. Fluid Mechanics, Ship Resistance and Propulsion"

Lothar Birk

2019

Wiley


"Ship Resistance and Flow, The Principles of Naval Architecture Series"

Lars Larsson & Hoyte Raven

2010

Randolph Paulling, Editor, SNAME


"Propulsion, The Principles of Naval Architecture Series"

Justin Kerwin & Charles Hadler

2010

J. Randolph Paulling, Editor, SNAME


Secundária

"Resistance and Propulsion of Ships"

Sv. AA. Harvald

1983

John Wiley & Sons


"The Wageningen Propeller Series"

G. Kuiper

1992

The Wageningen Propeller Series. MARIN Publ. No. 92-001


"Hydrodynamics of Ship Propellers"

J. P. Breslin & P. Andersen

1994

Cambridge University Press


"Marine Propellers & Propulsion"

J. S. Carlton

1994

Butterworth Heinemann


"Marine Power Prediction and Propulsors"

N. Bose

2008

Editor, SNAME


"Ship Resistance and Propulsion"

A.F. Molland, S.R. Turnock, D.A. Hudson

2011

Cambridge University Press