Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Planeamento e Desenvolvimento Sustentável

Activa nos planos curriculares

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Economia do Ambiente

MEAmb 2006 > MEAmb 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Economia do Ambiente

Nível

A avaliação consiste num exame escrito (peso de 80%) e na realização de problemas em casa durante o semestre, em grupos de 2-3 alunos, que são corrigidos nas aulas práticas (peso de 20%). A aprovação à disciplina exige uma nota mínima de 8,5 valores no exame escrito.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Aprendizagem dos fundamentos da teoria microeconómica: teoria do consumidor; teoria do produtor; equilíbrio de mercado. Aprendizagem da abordagem da teoria económica ao ambiente. Aplicação da abordagem económica ao ambiente a casos práticos.

Programa

Teoria do consumidor: restrição orçamental; preferências; utilidade; escolha; procura; escolha intertemporal; excedente do consumidor; procura de mercado. Teoria do produtor: funções de produção; maximização do lucro e minimização de custos; curvas de custo e oferta. Equilíbrio de mercado. Economia do bem-estar: eficiência; função social de bem-estar; optimalidade; eficiência económica intertemporal. Falhas de mercado e políticas públicas: externalidades; bens públicos; direitos de propriedade. Fundamentos éticos para a Economia do Ambiente (filosofias morais naturalistas vs. humanistas; utilitarismo). Taxas de desconto da utilidade e do consumo. Princípios da análise custo-benefício. O uso eficiente e óptimo de recursos ambientais: modelo simples de esgotamento de recursos; custos de extracção; generalização para recursos renováveis. Economia da poluição: o nível eficiente de poluição; poluição e política económica; o teorema de Coase; instrumentos económicos para controlo da poluição. Avaliação de recursos ambientais: dimensões do valor; técnicas para a avaliação dos recursos ambientais. Optimização constrangida estática: método dos multiplicadores de Lagrange.

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste num exame escrito (peso de 80%) e na realização de problemas em casa durante o semestre, em grupos de 2-3 alunos, que são corrigidos nas aulas práticas (peso de 20%). A aprovação à disciplina exige uma nota mínima de 8,5 valores no exame escrito.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Natural Resource and Environmental Economics

Perman, R., Y. Ma, J. McGilvray

1996

Addison Wesley Longman, Harlow


Intermediate Microeconomics: A Modern Approach - 4th Ed.

Varian, H. R.

1996

W. W. Norton, New York