Disciplina

Área

Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente

Activa nos planos curriculares

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Energias Renováveis > Harmonização de Competências para Energias Renováveis > Opção > Transferência de Energia e Massa

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Transferência de Energia e Massa

LEAmb 2006 > LEAmb 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Transferência de Energia e Massa

Nível

Trabalhos práticos TC + Exame final EF Nota final = EF *0.80 + TC*0.20 Para obter aprovação na disciplina é obrigatório ter os trabalhos aprovados e ter nota superior ou igual a 10 no exame escrito. Nota final superior a 16 tem oral obrigatória.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Aprender: O que é a transferencia de calor e de massa. Como se transferem o calor e a massa. Quais as equações que traduzem estes fenómenos. Qual a importância dos fenómenos de transferencia de calor e massa nos processos ambientais.

Programa

Introdução. Modos de transferência de calor. Conservação da energia. Introdução à Condução de calor. Propriedades Térmicas da matéria. Lei de Fourier. Condições fronteiras e iniciais. Condução com fontes de calor. Condução Bidimensional, estado estacioná-rio. Método de separação das variáveis. Equações escritas em diferenças finitas. Resolução numérica dos sistemas de equações. Condução transiente. Temperatura uniforme no sólido. Constante de tempo. Sólido semi-infinito. Métodos numéricos. Discritização no tempo e no espaço. Método explícito e método implícito. Introdução à convecção. Equações fundamentais. Parâmetros adimen-sionais e seu significado físico. Convecção Forçada e Convecção natural. Correlações para as diversas geometrias. Radiação. Con-ceitos fundamentais. Absorção, reflexão e transmissão. Lei de Kirchoff. Superfície cinzenta. Troca de radiação entre superfícies negras e cinzentas. Balanços de energia a sistemas envolvendo os três modos de transferência de calor. Transferência de Massa. Analogia entre a transferência de massa e a transferência de calor. Conservação das espécies químicas. Difusão num meio esta-cionário. Calor latente e calor sensível.

Metodologia de avaliação

Trabalhos práticos TC + Exame final EF Nota final = EF *0.80 + TC*0.20 Para obter aprovação na disciplina é obrigatório ter os trabalhos aprovados e ter nota superior ou igual a 10 no exame escrito. Nota final superior a 16 tem oral obrigatória.

Bibliografia

Principal

Fundamentals of Heat and Mass Transfer - 5th edition

Incropera, F. P., D. P. DeWitt

2002


Heat Transfer

Bejan, A.

1993

Wiley