Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional > Mecânica Computacional

Activa nos planos curriculares

MEBiom 2021 > MEBiom 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Perfis > Perfil de Biomecânica e Dispositivos Biomédicos > Opções > Gráfica Computacional e Modelação Geométrica

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Biomecânica e Dispositivos Biomédicos > Opções > Opção Restrita > Gráfica Computacional e Modelação Geométrica

Nível

Projeto, individual ou em grupo, com entrega de protótipo/relatório (100%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

Apresentar os princípios de construção e utilização de sistemas gráficos num ambiente computacional como forma de visualização 3D. Conceitos da modelação geométrica 3D (modelação de superfícies e volumes) aplicada a peças e conjuntos. Reconstituição de processos e objectos a partir de alguns tipos de imagens. Conversão de formatos e ligação a outros campos de engenharia, na análise e prototipagem de componentes.

Programa

Aplicações da gráfica computacional e da modelação geométrica. Elementos Gráficos e sua representação: linhas, texto, imagens de varrimento, cor, sistemas de coordenadas. Equipamentos: dispositivos de entrada e de saída, interfaces. Bibliotecas gráficas e suas normas. Portabilidade de programas. Curvas, Superfícies e Sólidos. Representações paramétricas. Implementações computacionais. Visualização Tridimensional e Realismo: Câmara virtual, iluminação, animação. Controlo 3D de Objectos em Computador: Tipos de imagens, formatos, geração de superfícies 3D a partir de registos 2D (secções). Geração de malhas e tratamento de volumes encerrados por superfícies. Algoritmos de geração de malhas. Qualidade e controlo de malhas. Aplicações a programas comerciais em diversas áreas. Modelação geométrica superfícies e volumes em CAD3D. Modelos paramétricos por operações. Modelação de peças e conjuntos. Exemplos de aplicação a projetos diversos a aplicações biomédicas.

Metodologia de avaliação

Projeto, individual ou em grupo, com entrega de protótipo/relatório (100%).

Pré-requisitos

N/A.

Componente Laboratorial

N/A.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

N/A.

Componente de Competências Transversais

- Pensamento crítico e inovador: criatividade, pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisão. - Competências interpessoais: preparação e organização do trabalho de projeto em equipa, discussão de hipóteses consideradas e preparação dos testes e resultados. - Competências Intrapessoais: autodisciplina, entusiasmo, preseverança, auto motivação, utilização de ferramentas informáticas para cálculos, modelação e apresentação de documentos - Literacia da informação e dos média: capacidade de localizar e aceder a informação, bem como de analisar, filtrar e avaliar o seu conteúdo. Estas competências serão avaliadas durante as aulas e no projeto.

Bibliografia

Principal

"Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments"

----

2014

2nd Ed, CRC Press.


Notes on "Gráfica Computacional e Modelação Geométrica"

Luís Sousa

----

----