Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional > Mecânica Computacional

Activa nos planos curriculares

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Biomecânica e Dispositivos Biomédicos > Opções > Opção Restrita > Gráfica Computacional e Modelação Geométrica

Nível

A nota final será calculada numa ponderação do teste (40%), dos trabalhos computacionais a realizar durante o semestre (15%) e do trabalho computacional final (45%) realizado em grupo de 2/3 alunos. Para aprovação na disciplina exige-se nota mínima de 10 valores no trabalho computacional final e de 8 valores no teste.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Apresentar os princípios de construção e utilização de sistemas gráficos num ambiente computacional como forma de visualização 3D. Apresentação dos princípios de modelação geométrica (linhas, superfícies e volumes). Reconstituição de processos e objectos a partir de alguns tipos de imagens. Conversão de formatos e ligação a outros campos de engenharia, na análise e prototipagem de componentes.

Programa

Aplicações da gráfica computacional e da modelação geométrica Gráfica computacional interactiva e sua estrutura conceptual. Elementos Gráficos e sua representação: linhas, texto, imagens de varrimento, cor, sistemas de coordenadas. Equipamentos: dispositivos de entrada e de saída, interfaces. Bibliotecas gráficas e suas normas. Portabilidade de programas.. Curvas, Superfícies e Sólidos. Representações paramétricas. Implementações computacionais. Visualização Tridimensional e Realismo: Câmara virtual, iluminação, animação. Controlo 3D de Objectos em Computador: Tipos de imagens, formatos, geração de superfícies 3D a partir de registos 2D (secções). Geração de malhas e tratamento de volumes encerrados por superfícies. Algoritmos de geração de malhas. Qualidade e controlo de malhas. Aplicações a programas comerciais em diversas áreas.

Metodologia de avaliação

A nota final será calculada numa ponderação do teste (40%), dos trabalhos computacionais a realizar durante o semestre (15%) e do trabalho computacional final (45%) realizado em grupo de 2/3 alunos. Para aprovação na disciplina exige-se nota mínima de 10 valores no trabalho computacional final e de 8 valores no teste.

Bibliografia

Principal

Computer Graphics Using OpenGL, 2nd Ed

Hill, F.S.

2001

Prentice Hall, ISBN: 0023548568


Advanced Graphics Programming Using OpenGL

McReynolds, T., Blythe, D.

2005

Morgan Kaufmann, ISBN: 1558606599


Computer Graphics-C Version

Hearn, D., Baker, M. P.

1997

Prentice Hall