Disciplina

Área

Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Mecânica dos Fluídos

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aeronaves > Opções > Opções 8º Semestre > Aerodinâmica II

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização Principal - Espaço > Aerodinâmica II

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço > Aerodinâmica II

Nível

A avaliação é composta por três elementos: Exame final escrito (50%); trabalho prático (numérico ou experimental) para a determinação das caraterísticas aerodinâmicas de um perfil alar (25%); apresentação dos exercícios propostos para as aulas de problemas (25%). A nota final é obtida a partir da média ponderada das notas do exame e trabalho prático. A apresentação de exercícios nas aulas de problemas pode contibuir para o aumento da nota final até 2 valores. A nota mínima no exame escrito para aprovação na unidade curricular é de 10 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

0.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo principal da unidade curricular é transmitir aos alunos os conhecimentos teóricos e prácticos necessários para o estudo das características aerodinâmicas de superfícies sustentadoras e de corpos não fuselados. Assim, pretende-se nesta disciplina que o aluno utilize as noções básicas adquiridas nas unidade curriculares de Aerodinâmica I para analisar escoamentos de interesse prático, mas que simultaneamente tome contacto com métodos numéricos actualmente disponíveis para o estudo de superfícies sustentadoras. A UC tem também um capítulo introdutório de escoamento compressível unidimensional.

Programa

Objectivos da Aerodinâmica e equações fundamentais. Camada limite incompressível tridimensional. Transição de regime laminar para turbulento. Escoamento incompressível de fluido ideal: potencial de velocidade; transformação conforme. Superfícies sustentadoras: perfis alares em fluido ideal; perfis alares em fluido real; asas finitas. Corpos não fuselados. Escoamento compressível estacionário: escoamento de Couette compressível: parede adiabática. velocidade do som.

Metodologia de avaliação

A avaliação é composta por três elementos: Exame final escrito (50%); trabalho prático (numérico ou experimental) para a determinação das caraterísticas aerodinâmicas de um perfil alar (25%); apresentação dos exercícios propostos para as aulas de problemas (25%). A nota final é obtida a partir da média ponderada das notas do exame e trabalho prático. A apresentação de exercícios nas aulas de problemas pode contibuir para o aumento da nota final até 2 valores. A nota mínima no exame escrito para aprovação na unidade curricular é de 10 valores.

Pré-requisitos

Aprovação em Aerodinâmica I.

Componente Laboratorial

Determinação experimental das caraterísticas aerodinâmicas de um perfil alar.

Princípios Éticos

Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Calculo numérido do escoamento sobre um perfil alar.

Componente de Competências Transversais

O trabalho a realizar no âmbito da UC contempla as seguintes competências transversais: pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas e multimédia e apresentação.

Bibliografia

Principal

"Aerodinâmica Incompressível: Fundamentos"

Vasco de Brederode

2018

IST Press, 2ª edição


Aerodinâmica Incompressível: Exercícios

Luís Eça

2015

IST Press


"Fluid Flow, A First Course in Fluid Mechanics"

Sabersky R.H., Acosta A.J., Hauptmann E.G, Gates E.M.

1999

Prentice Hall, 4th Edition


"Boundary Layer Theory"

Schlichting H.

1979

McGraw-Hill, 7th Edition


"Aerodynamics of the Airplane"

Schlichting K., Truckenbrodt E., Ramm H.J.

1979

McGraw-Hill