Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

LEAN 2006 > LEAN 2006 > 1º Ciclo > Portfólio Pessoal

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Portfólio Pessoal

Nível

Relatório e apresentação pública.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

14.0 h/semestre

Objectivos

Com as actividades de Portfólio Pessoal e com o seu acompanhamento e avaliação pelos docentes, pretende-se estimular os estudantes a: • aprender por si e cooperativamente, fora do contexto do ensino curricular, preparando-os para a vida profissional e a aprendizagem ao longo da vida; • adquirir conhecimentos e competências pessoais (de expressão oral e escrita, empresariais, culturais, artísticas, desportivas, linguísticas, etc), bem como de trabalho em equipa, organizacionais e sociais; • adquirir progressivamente maior maturidade, responsabilidade, profissionalismo, e capacidades de trabalho organizativo, de gestão e liderança e de reflexão sobre a prática; • contribuir para uma maior inserção/responsabilização dos estudantes na vida e imagem do IST e na própria gestão dos portfólios. A disciplina de Portfólio Pessoal não tem aulas atribuídas no horário estabelecido no Fénix, processando se o contacto dos docentes com os alunos de um modo diverso do habitual. Cada um dos docentes da disciplina reunir se á com o grupo de alunos que lhe está atribuído para duas sessões para apresentação e esclarecimento. Estas sessões são divulgadas na página da disciplina no Fénix. Durante o semestre o acompanhamento é feito a nível individual, tendo cada docente uma hora atribuída para contacto com os alunos.

Programa

As actividades são diversificadas e devem ser previamente acordadas entre os alunos e os professores responsáveis. Alguns exemplos: 1. Desenvolvimento/aperfeiçoamento da capacidade de expressão oral e escrita em línguas estrangeiras. 2. Realização de estágios em empresas. 3. Participação em competições internacionais de natureza educacional/formativa. 4. Divulgação da engenharia mecânica junto das empresas, das escolas do ensino secundário e da sociedade em geral. 5. Realização de actividades culturais ou desportivas internas ou externas ao IST. 6. Realização de actividades de solidariedade social.

Metodologia de avaliação

Relatório e apresentação pública.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais