Disciplina
Controlo de Voo
Área
Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Controlo, Automação e Robótica
Activa nos planos curriculares
AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aviónica > Controlo de Voo
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Controlo de Voo
LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Controlo de Voo
MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Controlo de Voo
Nível
Testes (dois): 2 x 30% ou Exame final: 60% + Projecto: 40% , ou Testes (dois): 2 x 25% ou Exame Final: 50% + MOOC 10% + Projecto: 40%, MOOC: “simulação e controlo de drones”.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.0 h/semana
0.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Apresentar aos alunos a problemática e as soluções para os vários níveis de controlo de voo utilizados no domínio da aeronáutica. Permitir aos alunos analisar e fazer a avaliação quantitativa do modelo dinâmico de uma aeronave; avaliar e projectar soluções alternativas de controlo para o aumento de estabilidade, controlo de atitude e controlo de trajectória.
Programa
Controlo de Voo: definições e objectivos. Elementos terminais de controlo. Equações e análise dos movimentos. Qualidades de voo. Controlo automático: controlo por realimentação, métodos clássicos, controlo moderno, controlo digital. Pilotos automáticos: aumento de estabilidade, controlo de atitude, controlo de trajectória, aterragem automática. Elementos complementares: sensores e actuadores, perturbações atmosféricas, aeroelasticidade, controlo robusto, adaptativo ou não linear.
Metodologia de avaliação
Testes (dois): 2 x 30% ou Exame final: 60% + Projecto: 40% , ou Testes (dois): 2 x 25% ou Exame Final: 50% + MOOC 10% + Projecto: 40%, MOOC: “simulação e controlo de drones”.
Pré-requisitos
Aprovação em Introdução ao Controlo ou UC equivalente.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Utilização do ambiente Matlab/Simulink ou Scilab/Xcos.
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador; Competências Interpessoais (20% da avaliação do projecto).
Bibliografia
Principal
Flight Stability and Automatic Control, 2nd Edition
Aircraft Control and Simulation, 2nd Edition
Automatic Flight Control Systems