Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Informática Industrial

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Robóticos > Modelação e Controlo de Sistemas de Produção

Nível

Exame ou testes e trabalho laboratorial numa célula flexível de produção.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina pretende introduzir os conceitos fundamentais relacionados com os sistemas de produção, através de uma combinação teórica e laboratorial, aplicar os conceitos teóricos fornecidos a uma Célula Flexível de Produção. Pretende-se assim estudar métodos de modelação e análise de sistemas de produção, técnicas de simulação para este tipo de sistemas e metodologias de planeamento de tarefas (operações), bem como alocação de recursos e tarefas.

Programa

Introdução aos sistemas de produção. Tipologia da produção industrial. Caracterização de sistemas e equipamento de fabrico. Sistemas de movimentação e armazenagem. Disposição do equipamento (layout). Sistemas Sistemas de supervisão e controlo de processo. Cadeias de Markov discretas e contínuas. Caso de estudo: dimensionamento de uma fila de espera entre dois servidores. Processos “Birth-and-Death”. Teoria Filas de espera M/M/1, M/M/1/N e M/M/m. Introdução ao planeamento e ao escalonamento em sistemas de produção. Modelos determinísticos. Modelos de máquinas paralelas. Modelação de fluxo de produção. Fluxo da produção flexível. Problemas de Job Shop. Controlo de processos discretos: supervisão, controlo local e comunicação. Casos de estudo. Sistemas robotizados: caracterização e especificação. Programação de sistemas robóticos. Sistemas CNC. Sistemas de identificação automática. Gestão integrada da produção: gestão administrativa, financeira e comercial, planeamento e controlo, gestão de qualidade e manutenção. Arquitecturas de integração. Análise de soluções aplicacionais. Modelação e simulação de sistemas de fabrico. Aprendizagem de uma linguagem de simulação.

Metodologia de avaliação

Exame ou testes e trabalho laboratorial numa célula flexível de produção.

Bibliografia

Principal

Planning and Scheduling in Manufacturing and Services

M. Pinedo

2004

Springer


Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems

M. Pinedo

2002

Prentice-Hall Inc.


Performance modeling of automated manufacturing systems

N. Viswanadham, Y. Narahari

1992

Prentice Hall


Automation, Production Systems and Computer Integrated Manufacturing

M. P. Groover

2001

Prentice Hall


Robotic Engineering - An Integrated Approach

R.D. Klafter, T.A. Chmielewski & M. Negin

1989

Prentice Hall International, Inc.