Disciplina

Área

Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial > Controlo, Automação e Robótica

Activa nos planos curriculares

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 1º Ciclo > Automação Industrial

Nível

Avaliação por exame final (65%) e trabalho laboratorial (35%). Nota mínima em cada uma das componentes: 9,5 val. Exame oral obrigatório para notas superiores a 17 valores e sempre que haja dúvidas.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Nesta disciplina pretende‐se dar a conhecer ao aluno os elementos fundamentais dos sistemas de automação presentes quer em unidades industriais quer em domótica. Isto envolve o estudo da álgebra de Boole, a utilização de sensores e actuadores lógicos, o projecto e dimensionamento de sistemas de comando pneumático e hidráulico e o estudo dos autómatos programáveis, suas linguagens de programação, arquitectura e ligação em rede. Como técnica de modelação de sistemas de manufactura discreta será estudado o GRAFCET e as redes de Petri.

Programa

Tipos de Automação. Elementos da Automação. Autómatos Programáveis. Elementos lógicos. Álgebra de Boole. Arquitectura e modos de programação dos autómatos programáveis. Introdução às redes de autómatos. Linguagens de programação dos autómatos. Modelação de sistemas de comando discreto: GRAFCET. Comando remoto de autómatos. O movimento linear cíclico: algoritmos baseados nas equações e na sequência de movimentos. Introdução às redes de Petri como ferramenta de modelação e análise de sistemas de comando. Introdução à tecnologia das instalações hidráulicas e pneumáticas e seu dimensionamento. Análise e síntese de sistemas de automação industrial. Trabalhos laboratoriais.

Metodologia de avaliação

Avaliação por exame final (65%) e trabalho laboratorial (35%). Nota mínima em cada uma das componentes: 9,5 val. Exame oral obrigatório para notas superiores a 17 valores e sempre que haja dúvidas.

Bibliografia

Principal

Técnicas de Automação

Pinto, J. R. Caldas

2004

Lidel, 2004.


Industrial Automation Circuit Design and Components

D.W. Pessen

1989

A. Wiley, 1989.


Secundária

Autómatos Programáveis

A. Francisco

2007

ETEP Edições Técnicas e profissionais